Fique por dentro: você sabe o significado da sigla ASG?

Criado em em: 30 de agosto de 2022 / Atualizado em: 30 de agosto de 2022

A Libertas conta com uma sólida estrutura de Governança Corporativa e com o objetivo de torná-la cada vez mais sustentável e perene, estamos em busca de melhorias contínuas e de aprimoramento em nossos processos internos para nos tornarmos cada vez mais alinhados aos critérios ASG.

Mas afinal, o que é ASG?

A sigla para Ambiental, Social e Governança deriva-se do termo em inglês ESG (Enviromental, Social and Ambiental) e trata-se de critérios que norteiam as ações da Fundação, uma tendência de forte impacto na área de investimentos. Isso porque este conceito está cada vez mais atrelado à sustentabilidade e responsabilidade social dos negócios, que nos últimos anos, vem conduzindo as pessoas na hora de escolher onde aplicar seus investimentos.

Confira o que cada item da sigla significa:

• Ambiental: Preocupação com recursos naturais e com os seus impactos no planeta.
  • Social: Cuidados especiais com temas que envolvam os Direitos Humanos e Trabalhistas, a diversidade e inclusão, a preocupação com as pessoas e a comunidade e o relacionamento;
  • Governança: Destaca-se a importância de dar atenção à governança corporativa, riscos, compliance e auditoria.

Além de remeter a questões cada vez mais importantes no mundo globalizado, a sigla ASG pode e deve ser observada na hora de eleger fundos ou instituições para investir. Um programa de sustentabilidade, que conta com elementos sérios e essenciais, permitem que essas práticas se tornem parte da cultura da empresa e sejam consideradas em todas as decisões.

É como criar raízes, mas não somente com o objetivo de uma imagem sustentável, mas sim se posicionando e criando uma cultura de bases sólidas, garantindo que a Fundação Libertas seja sempre referência, ao gerar impactos positivos para a vida das pessoas e para a sociedade.