Empréstimo na Libertas: esclareça suas dúvidas

Criado em em: 28 de julho de 2023 / Atualizado em: 28 de julho de 2023

Confira as respostas para as principais dúvidas recebidas na central de relacionamento.

Na Libertas, o tema empréstimo tem sido uma das principais demandas e fonte de dúvidas para muitos participantes que entram em contato por meio dos canais de atendimento. E para auxiliar no entendimento deste assunto serão abordados a seguir detalhes sobre o empréstimo pessoal, como as condições para obter o crédito, passo a passos para solicitá-lo e mais. Acompanhe!

Quais são as condições para solicitar um empréstimo na Libertas?

Para solicitar um empréstimo é necessário cumprir os seguintes requisitos:

• Ser participante ativo, aposentado ou pensionista dos seguintes planos de previdência: CodemigPrev, Cohab BD Saldado, CohabPrev, Copasa BD Fechado (RP1), Copasa BD Saldado, Novo Plano Copasa, CDPrev, ProdemgePrev, Prodemge BD Saldado, MGS BD Saldado, MGSPrev e ter passado pelo período de carência de 12 meses de contribuição ao plano;
  • Ter no mínimo 18 anos de idade;
  • Caso seja ativo no plano, estar em dia com suas contribuições mensais na Libertas, sem inadimplências.

Em quantas prestações pode ser realizado o contrato de empréstimo?

O contrato de empréstimo pode ser realizado em até 60 prestações, de acordo com o regulamento. Confira o no link a seguir, disponível no site da Libertas: Regulamento de Empréstimo.

Após quanto tempo é possível realizar a renovação do empréstimo?

A renovação do empréstimo pode ser realizada para participantes, assistidos ou pensionistas que já tenham efetuado o pagamento de 6 parcelas do contrato vigente.

É possível realizar amortizações no saldo devedor do empréstimo?

Sim, é possível. O participante ou assistido pode solicitar um boleto para amortização, indicando o valor e a forma desejada, quantidade e valores das parcelas.

A Libertas aceita solicitações de empréstimo de forma digital?

Atualmente, não há opção de solicitações de empréstimo de forma digital. É necessário encaminhar a documentação pessoal e o formulário original devidamente assinado.

Quais são as vantagens oferecidas pela Libertas e para os clientes que desejam recorrer ao crédito?

Os clientes da Libertas contam com uma linha de crédito com condições especiais competitivas com o mercado, desconto em folha de pagamento para participantes ativos, assistidos e pensionistas.

Qual é a taxa de juros cobrada pela Libertas?

A taxa de juros é pós-fixada e calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE), acrescido de 0,80% de juros mensalmente.

Existem regras específicas para os assistidos em relação ao empréstimo?

Sim, é necessário observar as seguintes condições:

Valores: o valor da parcela não poderá exceder 25% do valor líquido do benefício de aposentadoria pago pela Libertas mensalmente.

Prazo: o prazo máximo para o empréstimo dependerá da idade do solicitante, seguindo a tabela:

Como posso iniciar a solicitação de empréstimo na Libertas? Qual é o primeiro passo e onde devo entrar em contato?

Se você é participante ativo, oprimeiro passo para solicitar um empréstimo na Libertas é entrar em contato com o setor de Recursos Humanos da empresa patrocinadora e solicitar a Carta Margem. Essa carta funciona como um extrato que mostra o valor disponível para o pagamento das parcelas do empréstimo.

Após obter a Carta Margem, você estará pronto para iniciar o processo na Libertas. Os documentos necessários para dar início à solicitação são: RG e CPF ou CNH, comprovante de endereço atualizado (atualizado até 03 meses), Carta Margem assinada tanto pela empresa patrocinadora quanto por você e os quatro últimos contracheques.

Se você é aposentado ou pensionista, deve entrar em contato com a Libertas para definir valores e prazo de pagamento. Os documentos necessários são: RG e CPF ou CNH e comprovante de endereço atualizado.

Em ambos os casos, os documentos devem ser entregues pessoalmente na sede da Libertas ou enviados por correio.

Para mais informações:

No site da Libertas há uma página exclusiva para esse assunto, consulte sempre que necessário: www.fundacaolibertas.com.br/emprestimo.

Confira também o e-book sobre o “Uso Consciente do Dinheiro”, que faz parte do programa Papo Certo da Libertas, trazendo diálogos da vida real para ajudar você a refletir sobre as suas decisões financeiras e o impacto delas no seu dia a dia. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Em caso de dúvidas, fale com a gente:

Telefones: 0800 704 3700 / (31) 2111-3700

E-mail: relacionamento@fundacaolibertas.com.br

Chat on-line via site: www.fundacaolibertas.com.br

WhatsApp: (31) 3181 1337