Eleições Libertas 2023: relembre o processo e confira as próximas etapas do cronograma eleitoral

Criado em em: 24 de fevereiro de 2023 / Atualizado em: 20 de março de 2023

Iniciada no mês de janeiro, a campanha para eleger os novos representantes dos participantes para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, e para o cargo de Diretor Eleito, está chegando a sua etapa decisiva: a votação.

Relembre as fases do processo até aqui e fique atento às próximas etapas:

Divulgação do edital e inscrição dos candidatos

No dia 9 de janeiro, a Libertas divulgou por meio dos seus canais de comunicação o edital com todos os detalhes sobre o processo eleitoral e os pré-requisitos para candidatura. Durante os dias 16 a 27 de janeiro, todos os interessados em ocupar uma das posições abertas, puderam manifestar seu interesse e se inscrever individualmente ou formar suas chapas. Relembre aqui os requisitos.

Análise, publicação da relação de candidatos inscritos e pedidos de impugnação

Após essa etapa, coube à comissão eleitoral a missão de analisar todas as propostas recebidas, validando se todos os candidatos possuíam os requisitos necessários para exercer as funções de futuros conselheiros e diretor eleito. Também nesse período, os candidatos puderam retirar suas propostas de candidatura ou apresentar uma defesa, caso fossem contestados. As então as candidaturas pré-aprovadas, foram divulgadas no site da Libertas.

Divulgação oficial das candidaturas aprovadas e votação

No próximo dia 1° de março de 2023, a Libertas divulgará os candidatos oficiais que irão concorrer às eleições que acontecerão entre os dias 13 e 17 de março. Nessa etapa, é muito importante que o participante pesquise, estude e avalie as propostas de cada candidato e chapa, para escolher com consciência quais serão os seus representantes pelos próximos anos.

Importante: senha para votar será enviada pelos correios

Nos próximos dias, os participantes e assistidos dos planos de previdência da Libertas receberão em seu endereço cadastrado na Fundação, uma carta com uma senha de acesso para as Eleições Libertas 2023.

É importante que o cliente guarde este documento para conseguir validar o seu voto no período de votação que acontecerá entre 13 e 17 de março de 2023.

Reforçamos que além da carta, a senha também será enviada no dia 10/3/23, por e-mail, SMS e WhatsApp.

Saiba o que faz o Conselho Deliberativo, Fiscal e o Diretor Eleito

O Conselho Deliberativo, tem a missão de zelar pela gestão eficiente das áreas administrativas e operacionais. Já a do Conselho Fiscal é manter em dia a fiscalização dos administradores com os deveres estatutários, através das auditorias realizadas pelos órgãos internos.

Junto com a diretoria, eles vão administrar os planos de benefício buscando a máxima competência e segurança, a fim de proporcionar tranquilidade e transparência para todos os clientes da Libertas.

Para acompanhar todas as novidades das eleições, acesse a página exclusiva, preparada especialmente para você ficar por dentro de tudo o que acontece.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Eleitoral da Fundação Libertas por e-mail: comissaoeleitoral@fundacaolibertas.com.br

Relembre outras matérias sobre o assunto, neste link.