Eleições Libertas 2023: Diretor e Conselheiros são eleitos por participantes

Criado em em: 10 de abril de 2023 / Atualizado em: 28 de abril de 2023

Ativos, aposentados e pensionistas da Libertas elegeram Cesário da Silva Palhares, como novo Diretor Eleito, com 1.597 votos. Para a nova composição do Conselho Deliberativo foram escolhidas as Chapas 1: De Olho na Libertas – Prodemge (Renilton Barreiros Filho e Eduardo Antônio Lopes – 587 votos), Chapa 3: Previdência para Todos (Karina Bonamichi Vaz de Lima e Mônica Juliene dos Santos Souza – 876 votos) e Chapa 6: Sindágua na Luta (Milton Luiz Costa e Adilson Ramos de Souza – 1.361 votos).

Para integrar o Conselho Fiscal da Libertas, os eleitores elegeram a Chapa 2: De Olho na Libertas – Prodemge (Gustavo Guimarães Garreto e Beatriz Helena de Oliveira– 749 votos) e a Chapa 5: Sindágua na Luta (José Geraldo do Nascimento e Tarcisio Oliveira Braz – 1.573 votos).

Os currículos dos eleitos e todas as informações sobre o processo eleitoral podem ser encontradas na página exclusiva www.fundacaolibertas.com.br/eleicoes. A eleição, realizada pelo site, presencialmente e por telefone, entre 13 e 17 de março, encerrou com 5.893 votos. A apuração foi realizada pela Eleja Online, sob a supervisão da Comissão Eleitoral, além do auditor interno da Libertas e um auditor externo.

Resultado homologado:

PosiçãoNomeVotosOrigem
Diretoria ExecutivaCesário da Silva Palhares1.597Copasa
Conselho DeliberativoRenilton Barreiros Filho e Eduardo Antônio Lopes587Chapas 01: De Olho na Libertas – Prodemge
Karina Bonamichi Vaz de Lima e Mônica Juliene dos Santos Souza876Chapa 03: Previdência para Todos
Milton Luiz Costa e Adilson Ramos de Souza1.361Chapa 6: Sindágua na Luta
Conselho FiscalGustavo Guimarães Garreto e Beatriz Helena de Oliveira749Chapa 2: De Olho na Libertas – Prodemge
José Geraldo do Nascimento e Tarcisio Oliveira Braz1.573Chapa 5: Sindágua na Luta

Sobre o processo eleitoral

A Libertas iniciou em 9/1/2023, o Processo Eleitoral de 2023 para eleger um Diretor e novos membros para os Conselhos Deliberativo e Fiscal.

O Diretor Eleito integrará a Diretoria Executiva da Fundação e fortalecerá a governança corporativa e a imagem institucional por meio do compartilhamento de responsabilidades, maior transparência na gestão e maior representatividade dos participantes nos órgãos estatutários.

Foram inscritos seis candidatos ao cargo de Diretor Administrativo, dez chapas ao Conselho Deliberativo e sete chapas ao Conselho Fiscal.

Reforçamos que uma vez concluída esta fase de divulgação do resultado homologado, por meio desta publicação, encerramos o cronograma eleitoral Libertas 2023.

Cerimônia de posse

A solenidade de posse dos novos conselheiros e diretor eleito, acontecerá no dia 28 de abril de 2023, às 15h, na sede da Libertas: Avenida Álvares Cabral, 200, 17º andar – Centro, Belo Horizonte.

Além dos convidados, serão abertas inscrições ao público em geral, que poderá participar da solenidade ao se inscrever por meio de formulário online que será disponibilizado no mês de abril. Reforçamos que as vagas serão limitadas devido a capacidade de lotação do auditório e respeitarão a ordem de inscrição.