É participante do plano e quer atualizar a indicação de dependente? Entre em contato

Criado em em: 29 de agosto de 2023 / Atualizado em: 31 de agosto de 2023

Saiba como atualizar os dados de dependentes na Libertas

A reserva financeira administrada pela Libertas vai muito além de um benefício de aposentadoria ao participante. Isso porque em caso de situações difíceis, como o falecimento do participante, os dependentes podem receber uma Pensão por Morte ou ter acesso ao saldo de contas (conforme regras do plano).

Manter essas informações atualizadas facilitam a comunicação da Libertas com os beneficiários, quando necessário, e assegura que os recursos acumulados serão direcionados de acordo com as preferências do participante. Por isso, é de extrema importância que os dados dos dependentes estejam em dia.

Tipos de dependentes: fique atento

São dois os tipos de dependentes:  os beneficiários e os beneficiários designados.

Entram na classificação como beneficiários: cônjuges, companheiros(as), filhos e enteados menores do titular. Exemplo: Se o titular falecer, o cônjuge e os filhos menores   poderão receber uma pensão por morte (mediante a apresentação da Carta de Concessão do benefício de Pensão por Morte do INSS).

Já os dependentes, o qual chamamos de beneficiários designados, podem ser qualquer pessoa escolhida pelo titular, sem a necessidade de vínculo familiar. Exemplo: Um tio, um primo, um amigo próximo pode ser escolhido, que passam a ter direito ao recurso, na ausência de dependentes legais . regra apenas para os planos CD, não existe designação para os planos BDs.

Sendo assim, beneficiários são considerados os familiares diretos, enquanto designados são escolhas pessoais, permitindo que não-parentes também sejam contemplados. Verifique o regulamento do seu plano para mais informações.

Leu a matéria e quer atualizar os seus dependentes? Veja como!

Caso queira conferir a sua base cadastral na Libertas, entre em contato pelo 0800 704 3700 ou (31) 2111-3700. Se preferir, envie e-mail para fundacaolibertas@fundacaolibertas.com.br.

Outra opção é::

1. Preencher o formulário de Alteração Cadastral, disponibilizado no site na aba Previdência > escolha seu plano > Formulários ou  clique aqui para baixa-lo.
  2. Encaminhar para relacionamento@fundacaolibertas.com.br.
  3. O formulário deve estar assinado e ser enviado junto com cópias da identidade e CPF do titular, dos novos dependentes e certidão de casamento, caso seja para inclusão de cônjuge.
  4. Confira se o RH da patrocinadora tem malote com a Libertas para facilitar o envio e troca de documentos.

Em caso de dúvidas, entre em contato:

Telefones: 0800 704 3700 / (31) 2111-3700

E-mail: relacionamento@fundacaolibertas.com.br

Chat on-line via site: www.fundacaolibertas.com.br

WhatsApp: (31) 3181 1337