Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo debatem hipóteses e premis

Criado em em: 19 de setembro de 2012 / Atualizado em: 19 de setembro de 2012

A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo estiveram reunidos no dia 5 de setembro para uma apresentação da Gama, consultoria de atuária responsável técnica pelos planos de benefícios previdenciais administrados pela Fundação Libertas. Na oportunidade, foi apresentado o estudo de aderência das hipóteses biométricas, demográficas, econômicas e financeiras desses planos, no exercício de 2012.

Por meio dessas premissas atuariais é possível calcular e determinar os recursos necessários à cobertura dos benefícios oferecidos pelos planos de previdência. Os cálculos atuariais têm relação direta com o equilíbrio e o custo de cada plano de benefícios. Eles devem estar em harmonia com a massa de participantes e assistidos dos planos e com a política de recursos humanos das patrocinadoras, aliada, ainda, às variáveis econômico-financeiras.

Não há, ainda, determinação do Plano de Custeio para o exercício de 2013, uma vez que essa matéria depende de definições da Fundação e patrocinadoras, e aprovação do Conselho Deliberativo.

Conheça melhor algumas premissas utilizadas nesse estudo, acessando o link Educação Financeira e Previdenciária, na página principal deste portal, no lado direito dos banners.