Dia do Aposentado – Uma festa para ser, "quiçá", um marco da

Criado em em: 2 de fevereiro de 2016 / Atualizado em: 2 de fevereiro de 2016

A comemoração do Dia do Aposentado na Libertas foi uma demonstração de alegria e envolvimento. Tivemos a presença marcante dos convidados o que foi gratificante para o time Libertas que não dosou carinho, admiração, acolhimento, respeito e desprendimento para com nossos aposentados e pensionistas.

Realizado na tarde do último dia 26, com um público de cerca de 140 participantes, a celebração do Dia do Aposentado foi uma festa em que os motivos para se divertir e participar nos levaram a importante reflexão sobre o ato da aposentadoria. O esforço e comprometimento dos nossos participantes e suas patrocinadoras proporcionaram frutos positivos a todos aqueles que destinaram parte de seus proventos para investir num plano de previdência privada.

Estiveram presentes além dos nossos aposentados e pensionistas, representantes das patrocinadoras da Libertas (Cohab-MG, Prodemge e MGS), membros dos fóruns de governança da fundação: Conselhos Deliberativo, Fiscal e de Curadores dos Planos Assistenciais, além de representantes das associações e sindicatos dos participantes e aposentados (Sindágua, Acoprevi, Deapes, Assepemgs e Após-Prodemge), o Sr. Carlos Marcos Soares Durães, Administrador Especial do Plano Ex-Minascaixa e o Sr. Ivan Sant’Ana Ernandes. Todos atuaram como parceiros, colaboradores.  É importante destacar também os apoiadores do evento que possibilitaram o sorteio de diversos brindes.

O presente para os nossos aposentados, pensionistas e beneficiários foi a animada apresentação da personagem “Filó”, interpretada pela atriz mineira Gorete Milagres, que nos brindou com uma peça bem entrosada e humorada. Falou-se da aposentadoria, da condição de assistido num plano de previdência complementar e dos processos decorrentes do ato da aposentadoria. A “Filó” interagiu com todos os presentes despertando o riso, a animação e a perspectiva de ver a vida de forma leve e compromissada.

O ponto alto das festividades foi a interação dos nossos grandes artistas (aposentados, pensionistas e participantes) que proporcionou um ambiente alegre, divertido e descontraído.

O Sr. Lourival Alves,79 anos, aposentado da Copasa, nos encantou com seu vigor e “estado de espírito”.

A Sra. Maria Angélica de Souza Rojas, 88 anos, aposentada da ex-Minascaixa,   emocionou a todos quando cantou uma pequena canção que diz:

“Como é bom viver em harmonia, os irmãos na paz e na alegria! É como o orvalho da manhã se abrindo em flor, como o saboroso mel que nos renova e dá vigor! Como é bom, como é bom, irmãos unidos na alegria do Senhor!”

Já o Sr. Salvador César Costa, 67 anos, aposentado da Prodemge, com grande desprendimento e bom humor, juntamente com a “Filó” demonstrou a importância da prevenção à saúde e do controle das doenças sexualmente transmissíveis de forma descontraída e divertida.

O diretor-presidente, Edevaldo Fernandes da Silva, destacou a importância da homenagem e da acolhida dos nossos aposentados e pensionistas, bem como discorreu sobre os esforços empreendidos na gestão da entidade para prover excelência na gestão, fortalecer e perenizar os planos de benefícios.  Ressaltou, também, a construção de canais para a efetiva participação e integração com os participantes dos planos previdenciais e assistenciais geridos pela fundação.  Salientou ainda, o valor de ter os aposentados e pensionistas como embaixadores levando aos participantes ativos o testemunho e exemplo da importância de ter uma cultura previdenciária.

Durante o evento a Fundação realizou uma pesquisa em que se apurou o contentamento e interesse dos aposentados, pensionistas e beneficiários de se integrarem e confraternizarem entre si e com os demais participantes/colegas que os sucederam como companheiros de trabalho, sentindo-se muito valorizado na condição de aposentado.

Para os parabéns ao Dia do Aposentado não podia faltar o tradicional bolo comemorativo em que todos cantaram animadamente. A Sra. Dora Coelho Sachetto, de 90 anos, aposentada da Libertas, diga-se de passagem, com uma disposição invejável, realizou o solene corte do bolo em homenagem aos aposentados e pensionistas, juntamente com a “Filó” e o diretor-presidente Edevaldo.

A personagem “Filó” nos brindou com muitas fotos, sorrisos e nos possibilitou uma agradável recordação. Da festa já ficou uma certeza, o Dia do Aposentado passará a integrar a nossa agenda institucional de forma permanente e, como disse o diretor-presidente em sua apresentação, será o abre alas que nos estimulará a pensar, debater e integrar programas de educação previdenciária e de qualidade de vida, com ações de pré e pós-aposentadoria.

Buscamos história de vida, daqueles que contribuíram para o desenvolvimento de suas empresas, conforme relatos descritos a seguir de alguns personagens que muito nos ensinam, ao reconhecer que a aposentadoria deve ser perseguida e buscada com muito compromisso e responsabilidade:

*Sr. Iero Afonso Bonatti, 77 anos, natural de Sacramento – MG, aposentado há 14 anos, trabalhou na Prodemge durante 13 anos é casado com a Sra. Neide, com quem teve 3 filhos. Economista, que se considera um verdadeiro aposentado! Pois, a atividade que mais exerce é divertir com as suas duas netas e administrar seus bens.

*Sra. Ieda de Souza Catta Preta, 86 anos, pensionista do Sr. Deusdedit Catta Preta aposentada da ex-MinasCaixa. Nascida em Espera Feliz – MG, professora primária aposentada há 11 anos, teve momentos inesquecíveis com o marido e pai de Iracema, sua única filha. Pessoa ativa, adora cantar, tocar piano e dançar sendo considerada pelo grupo de dança, um “Pé de Valsa”, além de praticar sua ginástica semanalmente. Participa de uma turma de canto e já lançou 4 CD’s.

Para nós da Libertas este acontecimento deixou o gosto de queremos muito mais. A festa demonstrou o sentido de nosso esforço e trabalho e, deixou ainda mais explícita a necessidade de fazermos mais e melhor as nossas atividades diárias. Também ficou clara a necessidade de inovar visando cumprir a nossa missão, consolidando os nossos valores e aproximando ainda mais essa casa dos seus objetivos.

Os apoiadores deste evento foram: ADSPrev, Banco Santander, Corrieri Fisioterapia, Espaço Holístico Reikizu, Girassol Flores de Tecido, Papel e Feltro, Instituto de Medicina Ocular, Laboratório São Marcos, Risk Office, Rodarte e Nogueira Consultoria e Salão Radical Chick.

Fotos – Orientações:

*Algumas imagens do evento estão disponíveis na galeria abaixo.

*As demais fotos do evento ficarão disponíveis no link abaixo, até o dia 29/2/16. Portanto, sugerimos aos interessados que salvem as fotos preferidas em seu computador.