Contribuições do Plano Assistencial da Prodemge são reajustadas

Criado em em: 21 de janeiro de 2020 / Atualizado em: 28 de março de 2024

[foto1]A Fundação Libertas informa que as contribuições para o Plano Assistencial da Prodemge foram reajustadas em 10,27%, após resultado da Avaliação Atuarial 2019 e deliberação tanto da mantenedora Prodemge quanto dos órgãos de governança da Libertas, que incluem o Conselho de Curadores e a Diretoria Executiva. Tal reajuste, com vigência em 1º de janeiro de 2020, terá seu primeiro desconto na folha desse mês (a ser paga no 5º dia útil de fevereiro) e incidirá sobre os percentuais de contribuição paga pelos beneficiários ativos, assistidos, mantidos e dependentes diretos e, ainda, sobre a tabela que estabelece a contribuição dos dependentes especiais.

O novo limite de coparticipação de exames, reajustado por esse mesmo índice, passou a ser de R$ 102,77. Por sua vez, os salários que servem de base para o cálculo da contribuição passaram a considerar o piso de R$ 3.280,35 e teto de R$ 16.401,77.

Os estudos técnicos realizados por empresa especializada contratada estão disponíveis ao final desta matéria.

Como funciona o plano – Custeado por contribuições dos beneficiários e da Prodemge, o plano de assistência à saúde é administrado pela Libertas, sem fins lucrativos, e segue as orientações contidas no seu Regulamento, sob supervisão do respectivo Conselho de Curadores, formado por representantes dos beneficiários, mantenedora e da própria Fundação.

Toda a movimentação do plano é controlada em separado dos demais planos administrados pela Libertas, o que permite evidenciar e dimensionar o custo efetivamente praticado.

Anualmente, são realizados estudos técnicos que ajustam as contraprestações e mensalidades, considerando o histórico de utilização do próprio plano e projetando a utilização futura. Todo reajuste proposto para manutenção da saúde financeira do plano é fundamentado nesses estudos, que são debatidos e aprovados pelos Conselhos Deliberativo e de Curadores, pelas Diretorias Executivas da Prodemge e da Libertas, conforme disposto na regulamentação aplicável pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Confira as novas tabelas de contribuição:

Tabela contribuição assistencial - Prodemge - jan/20