Conheça o programa de prevenção ao câncer de colo uterino

Criado em em: 30 de maio de 2022 / Atualizado em: 30 de maio de 2022

Pensando em realizar ações de educação e promoção à saúde, a Fundação Libertas iniciou o Programa de prevenção ao câncer de colo uterino buscando estimular a realização do exame preventivo para as mulheres dos planos de saúde administrados, entre 25 e 64 anos, que não realizaram o exame de Colposcopia (conhecida como Papanicolau) no último ano.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), mais de 16 mil mulheres se contaminam por ano no Brasil. Além da prevenção, como o uso de preservativos durante a relação sexual, é de extrema importância que seja realizado o exame preventivo, a Colposcopia, de forma periódica, especialmente após o início da vida sexual. É através dele que é possível detectar alterações celulares com capacidade de evolução para o câncer. Essas células são tratadas e curadas na maioria dos casos, não chegando a evoluir para a doença.

Como agendar o exame?

Como benefício para as mulheres (titulares ou dependentes) dos planos de saúde da Libertas, a Fundação isentará o pagamento de coparticipação da coleta do exame e análise do material coletado. Basta agendar uma consulta com o ginecologista de sua preferência e apresentar a correspondência encaminhada por correio as beneficiárias com idade na faixa etária do Programa de prevenção, para que o profissional anexe junto à guia de consulta.

Dúvidas ou mais informações

Em caso de dúvidas ou mais informações, os beneficiários podem entrar em contato com a Libertas pelos telefones (31) 2111-3700 – opção 1 ou (31) 9506-4765 de segunda a sexta das 8h às 17h.