Conheça a Libertas

Criado em em: 20 de junho de 2018 / Atualizado em: 20 de junho de 2018

A Fundação Libertas é uma entidade fechada de previdência privada, constituída sem fins lucrativos, para operar planos de previdência patrocinados e instituídos e planos de assistência à saúde. A Libertas administra planos patrocinados que oferecem proteção a milhares de trabalhadores das principais empresas com controle público, tais como: CODEMGE, COHAB-MG, COPASA, MGS, PRODEMGE e a própria Libertas.

São objetivos da Fundação Libertas:

• a instituição e a manutenção de planos privados de previdência complementar;
  • operar planos de assistência à saúde na modalidade de autogestão;
  • e a promoção do bem-estar social de seus participantes.

O seu principal foco de atuação é o de contribuir para qualidade de vida dos seus participantes e familiares, provendo planos de aposentadoria e pensões e de saúde.

Linha do tempo

1. Titulo

Desc

Criação da PREVICAIXA – Fundação de Seguridade Social da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais. Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei nº 7.071, de 28/set/77, autoriza a Caixa Econômica a instituir fundação de direito privado, destinada a assegurar prestações previdenciárias complementares a seus servidores, diretores e aos servidores da própria fundação.

Lei 6.435, de 15/jul/77, marco da Previdência Complementar no Brasil

2. Titulo

Desc

Criação da Fundasemg – Fundação de Seguridade Social de Minas Gerais, com o objetivo de suplementar os benefícios assegurados pela Previdência Social aos empregados da CDI, COHAB, COMIG, COPASA, DEOP e Fundação João Pinheiro.

3. Titulo

Desc

Após a liquidação extrajudicial da MinasCaixa, decretada pelo Banco Central em 15 de março de 1991, o Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) também iniciou, em 23 de abril de 1991, o processo de liquidação extrajudicial da Previcaixa. No entanto, constatada a saúde financeira da entidade, o MPAS, por meio dos processos de intervenção e administração temporária, implementou estudos visando à sua recuperação. À época, a Fundasemg encontrava-se também em processo de intervenção, decretado pelo Ministério.

4. Titulo

Desc

Aprovação do Estatuto e do Regulamento Básico da nova Fundação, resultado da fusão entre Previcaixa e Fundasemg. A entidade passou a ser chamada de PREVICAIXA – Fundação de Seguridade Social de Minas Gerais, inicialmente patrocinada pelas seguintes empresas: CDI, COHAB, COMIG, COPASA e MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S/A.

A entidade ganha nova sede.

5. Titulo

Desc

Assinatura do convênio de adesão com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE), que passou a ser patrocinadora da PREVICAIXA.

6. Titulo

Desc

Em outubro, a entidade passou a ser denominada PREVIMINAS – Fundação de Seguridade Social de Minas Gerais.

7. Titulo

Desc

Ao completar 20 anos, a PREVIMINAS alterou sua identidade visual, que passou a ser caracterizada por um farol; símbolo de precaução, o farol indica a luz do futuro, orientadora do presente.

8. Titulo

Desc

Lançamento do Plano Previdencial do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuário, que se torna patrocinador da PREVIMINAS.

Criação da Ouvidoria, considerada pioneira entre os fundos de pensão.

9. Titulo

Desc

Leis Complementares nº 108 e 109, que modernizaram a Previdência Complementar.

10. Titulo

Desc

Decreto 4.942, que regulamentou o processo administrativo para apuração de responsabilidade por infração à legislação e a aplicação de penalidades.

11. Titulo

Desc

Resolução CGPC nº 13, que instituiu princípios, regras e práticas de governança, gestão e controles internos para as entidades fechadas de previdência complementar.

12. Titulo

Desc

Lançamento do CohabPrev, dirigido aos empregados da patrocinadora Cohab Minas, primeiro plano de previdência instituído pela PREVIMINAS na modalidade de Contribuição Definida (CD).

13. Titulo

Desc

Implementada nova estratégia previdencial da Copasa, maior patrocinadora da PREVIMINAS, que inclui o lançamento do Novo Plano Copasa, na modalidade de Contribuição Definida (CD).

14. Titulo

Desc

A Previminas passa a se chamar FUNDAÇÃO LIBERTAS e ganha nova identidade visual.

15. Titulo

Desc

Implantado o Planejamento Estratégico 2015 – 2020 da Fundação Libertas.

Reformulação total do Relatório Anual de Informações (RAI) e inauguração da série Prestação de Contas, instrumentos de comunicação e transparência com participantes, assistidos e patrocinadoras.

16. Titulo

Desc

Em outubro, a LIBERTAS atingiu a casa dos R$ 3 bilhões de ativos administrados.

Implantado o 2º Ciclo do Planejamento Estratégico 2015 – 2020.

17. Titulo

Fundação Libertas comemora 40 anos

Implantado o 3º Ciclo do Planejamento Estratégico 2015 – 2020.

18. Titulo

Libertas comemora Dia do Aposentado