Características Plano CDPrev (Fundação Libertas)

Criado em em: 11 de setembro de 2018 / Atualizado em: 11 de setembro de 2018
  • Patrocinadora: Fundação Libertas de Seguridade Social
  • Ano de criação: 2011
  • Situação: Aberto a novas adesões para empregados ativos da Libertas
  • Modalidade do Plano: Contribuição Definida (CD) – O plano de benefícios gera aposentadorias e pensões (benefícios programados) ajustados permanentemente ao saldo de conta do participante, inclusive na fase de percepção do benefício. O valor do benefício é proporcional ao montante acumulado considerando as contribuições, o resultado líquido da aplicação no mercado financeiro e de capitais e o pagamento do benefício.
  • Principais características: Contas individuais, baseadas em cotas, nas quais os recursos pertencem ao participante e, na sua ausência, aos seus dependentes e beneficiários legais. O Plano não gera resultados, déficit ou superávit, e as ocorrências impactam diretamente na formação de saldo de conta do participante e respectivamente sobre o seu benefício.
  • Contribuição Normal do participante: O participante define, a seu critério, o percentual de contribuição, entre 3% e 12%, em intervalos de 0,5%, aplicáveis sobre o salário de participação mensal. A contribuição normal do participante pode ser alterada uma vez a cada ano, no mês de agosto, o que possibilita o planejamento da renda futura da aposentadoria. Quanto maiores o tempo e o percentual de contribuição, maior será o saldo de conta e o benefício de aposentadoria.
  • Contribuição Normal da patrocinadora: É paritária, ou seja, a Libertas acompanha a contribuição normal do participante, até o limite de 12%.
  • Contribuição Extraordinária do participante: O participante pode efetuar contribuições adicionais e esporádicas, sem contrapartida da Libertas, ampliando o seu benefício de aposentadoria.
  • Valor da aposentadoria: O valor é definido com base na escolha do participante pelo benefício de Renda Por Prazo Indeterminado (tem o objetivo de cobrir toda a expectativa de vida do participante) ou benefício de Renda por Prazo Certo (de 5, 10, 15, 20 ou 25 anos).
  • Proteção e segurança do benefício: No modelo de Contribuição Definida a conta individual do participante, a precificação dos investimentos à valor de mercado, o processo de supervisão e o Fundo de reserva, juntamente com a participação dos colegiados na governança da Libertas e da supervisão pela PREVIC são instrumentos poderosos para garantir as aposentadorias e pensões