Canal de ética: saiba quando utilizar

Criado em em: 27 de julho de 2022 / Atualizado em: 27 de julho de 2022

A Libertas conta com um canal de ética independente e terceirizado para o recebimento de denúncias de forma imparcial e confidencial, por meio da empresa Contato Seguro.

Os colaboradores e clientes podem entrar em contato e registrar seus casos pelo site www.contatoseguro.com.br/fundacaolibertas ou pelo telefone 0800 700 7667. O atendimento é 24h e a ligação é gratuita e sigilosa.

Quando devo utilizar?

Ao identificar ou suspeitar de atos ou comportamentos considerados antiéticos, ilícitos ou que sejam indicativos de possíveis desvios de conduta, seja de colaboradores ou lideranças da própria Fundação, terceiros ou parceiros de negócio.

O canal é uma ferramenta desenvolvida para garantir o sigilo absoluto, protegendo o anonimato do denunciante e preservando as informações para que uma apuração justa possa ocorrer.

Alguns exemplos de casos a serem reportados são: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão e outros.

Como funciona?

Após o envio da denúncia, será informado um número de protocolo para o acompanhamento da solicitação. Em seguida, a equipe do Contato Seguro irá encaminhar o caso para análise e investigação do Comitê de Ética da Libertas.

As denúncias podem ser enviadas por clientes e colaboradores que suspeitarem de atos ilícitos e desvio de conduta, independentemente do nível hierárquico.

Fique tranquilo, não é compartilhado o IP dos computadores, nem rastreado os telefones de origem das ligações realizadas. Todo o processo segue rígidos padrões de sigilo.

Mas fique atento! É muito importante anotar o número do protocolo da denúncia, pois ele será a única forma de obter um retorno sobre a solicitação. No vídeo abaixo, você confere o passo a passo para enviar e acompanhar a sua denúncia. Clique aqui e confira.