A Fundação Libertas passou, pelo período de janeiro a agosto, por uma auditoria externa realizada pela Wedan – Consultoria e Assessoria Atuarial. A empresa especializada é registrada no Instituto Brasileiro de Atuária (CIBA 145). Ao todo, a Wedan auditou 1.750 processos de benefícios concedidos pela Fundação, por meio de amostra estratificada e representativa.
Durante os oito meses de auditoria, diversos pontos da Libertas foram analisados, com destaque para os dispositivos regulamentares de cada plano, notas técnicas atuariais, documentos necessários, atendimento às elegibilidades, certificação de cálculos na concessão e respectivas atualizações (reajustes), tendo observado, ainda, as boas práticas de mercado e a legislação previdenciária aplicável.
“Como resultado, concluímos pela plena conformidade da íntegra dos processos analisados, fato que destaca os processos da gestão de benefícios geridos pela Libertas, diferenciando-os de outros trabalhos de auditoria de benefícios, onde geralmente, apuram-se divergências”, elogia Daniel Pereira da Silva, sócio-diretor da Wedan.
Após o processo de auditoria, Fábio de Vasconcelos Corrêa, gerente previdencial da Fundação Libertas desde março de 2018, fez um balanço das conquistas e resultados positivos alcançados pela área.
“Mesmo com tão pouco tempo na Fundação, sinto-me inserido e, principalmente, desafiado em perpetuar a plena conformidade da íntegra dos processos a conceder pela Gerência Previdencial que, diga-se de passagem, é composta por um quadro de colaboradores competentes e comprometidos com a visão da Libertas: ser reconhecida pela excelência na gestão dos plano de previdência e saúde", ressalta Fábio Corrêa.
A solicitação de auditoria faz parte das boas práticas do Ato de Gestão por Governança. A Fundação reitera o seu compromisso institucional e com a segurança de seus processos praticados pela Gerência Previdencial, proporcionando qualidade e eficiência em um dos momentos mais importantes da vida dos participantes, ou seja, na aposentadoria.
Faixa etária | Custeio vigente | Tabela reajustada em 19,53% | Tabela com desconto (aplicada entre os meses de set/23 e fev/24) | Tabela reajustada cheia (aplicada entre os meses de mar/24 e ago/24) |
0-18 | 195,73 | 233,96 | 222,60 | 233,96 |
19-23 | 215,26 | 257,30 | 244,82 | 257,30 |
24-28 | 234,90 | 280,78 | 267,15 | 280,78 |
29-33 | 293,58 | 350,92 | 333,89 | 350,92 |
34-38 | 352,30 | 421,10 | 400,67 | 421,10 |
39-43 | 391,48 | 467,94 | 445,23 | 467,94 |
44-48 | 479,53 | 573,18 | 545,37 | 573,18 |
49-53 | 587,21 | 701,89 | 667,83 | 701,89 |
54-58 | 782,89 | 935,79 | 890,38 | 935,79 |
59+ | 1.174,14 | 1.403,45 | 1.335,35 | 1.403,45 |
Limite de coparticipação vigente | Limite de coparticipação reajustado em 19,53% | Limite de coparticipação com desconto (aplicado entre os meses de set/23 e fev/24) | Limite de coparticipação reajustado cheio (aplicado entre os meses de mar/24 e ago/24) |
131,44 | 157,11 | 149,49 | 157,11 |
Tabela em vigor desde 1/9/2023. |
Beneficiários, dependentes diretos, ativos, assistidos e mantidos | |||||
O cálculo da contribuição considera um percentual sobre o salário (limitado a um piso e um teto salarial) | |||||
Categoria | Situação | Contribuição participante | Contribuição patrocinadora | ||
Até 43 anos | 44 anos ou mais | Até 43 anos | 44 anos ou mais | ||
Titular | Ativo | 5,02% | 5,02% | 5,02% | 5,02% |
Mantido | 10,07% | 10,07% | 0% | 0% | |
Assistido Permanente |
10,07% | 10,07% | 0% | 0% | |
Assistido Temporário |
5,02% | 5,02% | 5,02% | 5,02% | |
Dependente direto |
Ativo | 3,78% | 6,30% | 3,78% | 6,30% |
Mantido | 7,56% | 12,61% | 0% | 0% | |
Assistido Permanente |
7,56% | 12,61% | 0% | 0% | |
Assistido Temporário |
3,78% | 6,30% | 3,78% | 6,30% | |
Obs.: o limite de coparticipação nos exames é de R$ 178,78. Tabela em vigor desde 1/2/2024 |
Dependentes especiais | |
Faixa etária | Valor da contribuição (R$) |
Até 18 anos | 445,43 |
19 - 23 | 445,45 |
24 -28 | 445,46 |
29 - 33 | 489,57 |
34 - 38 | 596,78 |
39 - 43 | 678,69 |
44 - 48 | 806,08 |
49 - 53 | 848,48 |
54 - 58 | 1.060,64 |
59+ | 1.417,43 |
Obs.: o limite de coparticipação nos exames é de R$ 178,78. Tabela em vigor desde 1/2/2024 |
Faixa etária | Valor da contribuição (R$) |
Até 18 anos | 195,73 |
19 - 23 | 215,26 |
24 -28 | 234,90 |
29 - 33 | 293,58 |
34 - 38 | 352,30 |
39 - 43 | 391,48 |
44 - 48 | 479,53 |
49 - 53 | 587,21 |
54 - 58 | 782,89 |
59+ | 1.174,14 |
Obs.: O limite de coparticipação nos exames é de $ 131,44 Tabela em vigor desde 1/3/2022 |
Valor da contribuição (R$) | ||||
Faixa etária | Titular ativo e dependente direto |
Dependente especial de titular ativo |
Titular assistido e dependente direto |
Dependente especial de titular assistido |
Até 18 anos | 208,28 | 322,86 | 262,46 | 341,10 |
19 - 23 | 274,48 | 425,44 | 345,85 | 449,59 |
24 -28 | 340,68 | 528,07 | 429,23 | 558,11 |
29 - 33 | 397,51 | 616,07 | 500,86 | 651,09 |
34 - 38 | 454,30 | 704,16 | 572,39 | 744,14 |
39 - 43 | 567,86 | 880,24 | 715,55 | 930,18 |
44 - 48 | 681,51 | 1.056,27 | 858,68 | 1.116,27 |
49 - 53 | 719,33 | 1.114,96 | 906,36 | 1.178,26 |
54 - 58 | 757,18 | 1.173,63 | 955,73 | 1.240,37 |
59+ | 1.059,98 | 1.643,09 | 1.335,61 | 1.736,33 |
Obs.: o limite de coparticipação nos exames é de R$ 207,77. Tabela em vigor desde 1/8/2023 |
‘Nossa empresa dispõe de um Código de Conduta com o intuito de expressar seus princípios e valores. Além das leis vigentes, o documento serve como guia para as atitudes e os comportamentos de todos os nossos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios. Entretanto, sempre poderá haver alguma parte mal-intencionada, podendo colocar em risco outros colegas e a organização como um todo. Frente a isso, disponibilizamos um Canal de Ética, por meio do qual você pode fazer relatos de casos de qualquer natureza e que você acredita estarem indo contra as leis ou o nosso Código de Conduta.
Como funciona?O Canal de Ética é gerenciado pela Contato Seguro, uma empresa independente e totalmente imparcial. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br ou pelo telefone 0800 000 0000. A ligação é gratuita. O canal funciona 24h por dia e os seus relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução. Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual você pode acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.
Posso ser identificado?Não. O contato é realizado por meio de uma empresa independente, totalmente isenta e com atendimento especializado para obter o máximo de informações sobre o caso sem comprometer seu anonimato. Em nenhuma hipótese o número do seu telefone ou o IP do seu computador serão identificados.
Que tipo de casos posso relatar pelo canal?Você pode e deve relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado de colaboradores, terceiros e parceiros de negócio. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da nossa organização devem ser reportadas também. Veja alguns exemplos: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão, etc. Além disso, você também pode utilizar o canal para sugerir melhorias que considera relevantes para o desenvolvimento da nossa empresa.
Preciso ter evidências?Não. Após a Contato Seguro receber um relato, o caso é encaminhado para um Comitê Interno, que iniciará a análise, buscando todas as informações necessárias para dar o encaminhamento correto à denúncia. Providências só serão tomadas nos casos em que a conduta incorreta for constatada. Caso você tenha alguma prova, o sistema da Contato Seguro permite que você anexe qualquer tipo de arquivo, foto, vídeo, áudio, etc. Mesmo que você faça a denúncia por telefone, o atendente vai lhe explicar como anexar as suas evidências.
Quais são os benefícios?Com o apoio do Canal de Ética, nossa empresa promove a cultura da transparência, da ética e da integridade. Além disso, o canal inibe condutas contrárias aos princípios e aos valores da empresa e, como resultado, mantemos um ambiente de trabalho melhor e livre de irregularidades.
Quem atende o telefone e ouve as denúncias?A Contato Seguro dispõe de uma equipe própria de profissionais altamente qualificados para o recebimento de seus relatos. Estas pessoas não têm nenhuma relação com a nossa empresa e são totalmente isentas com relação ao conteúdo que será denunciado. Você não corre nenhum risco de ter sua voz ou situação identificada, revelada ou até mesmo vazada por ninguém. O seu IP é totalmente protegido e, em hipótese alguma, nossa empresa ou o comitê responsável pela apuração conseguirão descobrir quem fez qualquer relato anônimo pelo sistema da Contato Seguro.
Como acompanhar a minha denúncia?Ao fazer uma denúncia, você receberá um número de protocolo que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento do seu relato. Para isso, você deverá acessar o site da Contato Seguro - contatoseguro.com.br, e escolher a opção Consultar Resposta. Caso você faça uma denúncia via telefone, a ouvidora irá lhe informar o número de protocolo. Recomendamos que você o anote e faça acompanhamentos periódicos a fim de verificar o andamento de seu relato. Eventualmente, o comitê poderá lhe solicitar maiores informações por meio de mensagens que somente poderão ser acessadas com este protocolo e a sua contribuição será de extrema importância. Fique atento e continue ajudando a nossa organização.
Meses | Pagamentos |
Janeiro | 6/2/2024 |
Fevereiro | 6/3/2024 |
Março | 4/4/2024 |
Abril | 7/5/2024 |
Maio | 6/6/2024 |
Junho | 4/7/2024 |
Julho | 6/8/2024 |
Agosto | 5/9/2024 |
Setembro | 4/10/2024 |
Outubro | 6/11/2024 |
Novembro | 5/12/2024 |
Dezembro | 7/1/2025 |