ATENÇÃO: Libertas adota medidas preventivas contra o coronavírus

Criado em em: 18 de março de 2020 / Atualizado em: 18 de março de 2020

[foto1]Diante do grave cenário decorrente da propagação do coronavírus, a Diretoria Executiva da Fundação Libertas adotou medidas de prevenção contra a COVID-19 para proteção tanto de sua equipe de colaboradores, quanto participantes e sociedade. Confira:

• Suspensão do atendimento presencial

A partir de 19 de março, a Fundação Libertas suspende temporariamente seu atendimento presencial. Isso significa que todo contato com a Libertas passa a ser feito preferencialmente por meio telefônico ou e-mail: 0800 704 3700; (31) 2111-3700, que recebe ligações de celular; e fundacaolibertas@fundacaolibertas.com.br;

MGSPrev: o prazo de migração para o Plano MGSPrev, anteriormente marcado para até 25 de maio de 2020, será prorrogado; a Libertas já trata do assunto com a Previc, órgão federal responsável pela fiscalização das entidades fechadas de previdência; com isso, os participantes do antigo plano da MGS (RP-4 Saldado) terão mais tempo para se informar tirar suas dúvidas sobre as vantagens da migração para o novo plano.

Requerimento de benefício: documentação relativa à concessão de benefícios, resgate e portabilidade, entre outros, devem ser enviados por meio de malote ou Correios.

Empréstimo: somente serão aceitas propostas de concessão por meio de malote ou Correios; solicitações recebidas até quarta-feira poderão ser liberadas às sextas-feiras.

Autorização de Procedimentos Médicos: ligue 0800 704 3700; (31) 2111-3700, opção 1.

Medidas internas:

• reduzir o número de pessoas na Fundação, a critério de cada gestor, o que será operacionalizado por meio de home office, teletrabalho e rodízio, a partir de 23 de março, segunda-feira. Para tanto, o empregado, que ficará à disposição da Libertas para aquelas atividades passíveis de consecução nessa situação extraordinária, deverá assinar aditivo contratual com a Fundação, a ser disponibilizado pela gerência de Recursos Humanos e Administração até sexta-feira.
  • determinar que os colaboradores com sintomas da COVID-19 ou que tiveram contato com pessoas em suspeição comuniquem o fato imediatamente à Gerência de Recursos Humanos e Administração da Libertas, além do seu gestor superior; esses colaboradores serão afastados do trabalho de imediato;
  • suspender as reuniões presenciais, inicialmente, pelos próximos 15 dias;
  • suspender as visitas (gestores, prestadores de serviço e outros públicos) pelos próximos 15 dias;
  • autorizar horário reduzido para colaboradores com mais de 60 anos e, eventualmente, a seu critério, permitir seu afastamento do trabalho para permanecer em casa, à disposição da Fundação;
  • dispensar grávidas e pessoas do grupo de risco do trabalho, para permanecerem em casa, à disposição da Fundação;
  • realizar reuniões dos conselhos Deliberativo, Fiscal e de Curadores dos planos assistenciais por videoconferência;
  • higienizar de hora em hora as áreas comuns da Fundação;
  • limitar a capacidade dos elevadores do edifício sede a quatro pessoas por viagem;
  • manter canais de relacionamento com os patrocinadores para alinhar as medidas de prevenção a COVID-19.

Para a Libertas, o fundamental é adotar a prevenção em todas as situações possíveis e, assim, evitar a sobrecarga do sistema de saúde, que pode colapsar, o que seria desastroso para o país.