Aposentados podem realizar alteração na renda e no prazo do benefício

Criado em em: 22 de agosto de 2022 / Atualizado em: 23 de agosto de 2022

A Fundação Libertas informa aos assistidos dos planos da Cohab, Copasa, Fundação Libertas e Prodemge que é possível rever a forma como recebem sua aposentadoria, solicitando alteração do tipo de renda e prazo de recebimento dos benefícios.

Você poderá simular sua nova opção de aposentadoria no autoatendimento do site e escolher a que melhor se encaixa no seu perfil. Lembramos que, para realizar a alteração no caso de planos da Copasa e Prodemge é necessário o tempo mínimo de 2 anos desde a última mudança ou do início de recebimento do benefício. No caso da Libertas, esse prazo mínimo é de 5 anos.

Essa alteração não é permitida para aposentados por invalidez, que podem receber apenas o benefício por prazo indeterminado.

Para os demais, a opções de alteração são definidas conforme abaixo:

1) Renda por Prazo Certo: quem está atualmente nesta opção pode alterar a forma de recebimento, para Renda por Prazo Indeterminado, ou alterar o prazo, de acordo com as opções definidas no regulamento do seu plano.

2) Renda por Prazo Indeterminado: quem está atualmente nesta opção pode alterar a forma de recebimento, para Renda por Prazo Certo, e definir o prazo de acordo com as opções definidas no regulamento do seu plano.

Obs.: O assistido pode rever também a sua opção pela reversão, ou não, em pensão por morte. No caso dos optantes pela renda por prazo indeterminado, haverá recálculo do benefício de acordo com essa opção.

Reforçamos também, que essas ações não são obrigatórias, e fazem parte dos direitos previstos no regulamento do plano.

É possível realizar esta solicitação de forma 100% on-line:

Basta acessar www.fundacaolibertas.com.br/autoatendimento, fazer o login com o CPF e senha, e seguir o passo a passo abaixo:

1. Clique em ‘Menu’, no canto superior direito, e depois em ‘Simulador do plano previdencial’;
  2. Faça quantas simulações quiser com a nova renda e prazo desejados, conforme regulamento de cada plano;
  3. Após escolher a nova forma de recebimento do benefício, clique em ‘Confirmar’. Será gerado um protocolo de confirmação com a alteração, que é enviado automaticamente para Fundação e validado. O documento também pode ser impresso e/ou salvo no computador.

O processo de solicitação físico, por meio dos correios, e presencial, na sede da Libertas, permanece disponível.

As alterações concluídas terão como base o saldo de conta do assistido no mês da alteração, e entrarão em vigor a partir do mês subsequente à solicitação de mudança.

Dúvidas? Fale com a nossa Equipe de Relacionamento:

• Whats app: (31) 3181-1337
  • Telefone: 0800 704 3700 ou (31) 2111-3700