Abertura do processo de migração: Nova Estratégia Previdencial da Prod

Criado em em: 1 de setembro de 2014 / Atualizado em: 1 de setembro de 2014

Resultado de um longo período de estudos, com a participação de técnicos da Fundação Libertas e da patrocinadora, a nova estratégia previdencial da Prodemge moderniza o quadro previdenciário da empresa, e ratifica o seu compromisso para com a proteção do quadro funcional. A nova estratégia, aprovada em julho pela Previc – Superintendência Nacional de Previdência Complementar assegura aos participantes e assistidos (aposentados e pensionistas) alternativas de migração entre os planos de benefícios patrocinados pela empresa.

A opção será de livre escolha do participante ou assistido e, para auxiliá-lo nessa decisão, a Fundação Libertas disponibiliza um simulador on-line (programa de informática) que, alimentado com os dados de cada usuário, permite conhecer o valor das suas reservas, simular benefícios e formalizar a opção de migração para o plano de sua preferência.

Com o simulador, o usuário será capaz de identificar as alternativas que melhor se encaixam no seu perfil. E é sempre bom lembrar: a escolha depende das expectativas individuais em relação ao futuro, não havendo fórmula ou padrão que possa indicar o caminho a seguir.

A leitura das cartilhas explicativas produzidas pela Prodemge (links abaixo) também é muito importante para facilitar a compreensão de todo o processo.

Simulador e senha – Para acessar o simulador, basta clicar no link ao final desta matéria. Na página de abertura, o participante ou assistido deve preencher os campos matrícula da Fundação Libertas e CPF, e digitar a SENHA (individual e confidencial) que foi enviada a todos os destinatários. Em caso de extravio ou não recebimento da senha de acesso ao simulador, o participante ou assistido deverá ligar para 0800 704 3700 (Gerência de Cadastro e Relacionamento da Fundação Libertas).

Importante: antes de iniciar o processo de simulação, confira seus dados cadastrais e, se necessário, ligue para 0800 704 3700 e faça a atualização.

O participante ou assistido poderá fazer quantas simulações desejar. Ao final, o Termo de Opção deverá ser impresso em 2 (duas) vias, assinado e enviado à Fundação Libertas. Mas atenção: o prazo para exercer sua opção vai de 1º de setembro a 31 de outubro de 2014, às 18h, impreterivelmente.

Termo de opção
– A opção em relação à nova estratégia previdencial da Prodemge deverá ser formalizada por meio de um formulário específico (Termo ou Declaração), a ser assinado pelo participante ou assistido. Esse procedimento é obrigatório, e a opção somente será validada após o recebimento pela Fundação Libertas do formulário preenchido e assinado.

Esse documento oficial (Termo ou Declaração), disponível para impressão no próprio simulador após a sua opção, terá que ser enviado à Fundação Libertas até o dia 31 de outubro de 2014, às 18h, impreterivelmente. A opção do participante ou assistido tem caráter irreversível.

Se a sua opção for pelo plano saldado ou plano ProdemgePrev, esse documento será o Termo Individual de Opção pela Adesão. Por outro lado, se você optar por permanecer no plano atual, você deverá assinar a Declaração Individual de Não Opção pela Migração.

Em caso de não manifestação do participante ou assistido dentro do prazo de opção (até 31 de outubro de 2014), será presumida a sua permanência no plano atual (BD) até a retirada de patrocínio, que ainda não tem data e nem forma prevista, e dependerá de aprovação da Previc.

Palestras – A Prodemge e a Fundação Libertas realizarão palestras para apresentar e esclarecer os principais pontos da nova estratégia previdencial.