Plano de Saúde da ex-MinasCaixa tem reajuste anual abaixo da inflação e do mercado

Criado em em: 2 de setembro de 2022 / Atualizado em: 2 de setembro de 2022

Como é de conhecimento dos clientes do Plano de Saúde da ex-MinasCaixa, agosto é o mês de reajuste da tabela de contribuição e do limite de coparticipação, conforme previsão regulamentar (disponível em nosso site).

Ainda de acordo com o regulamento, tanto as contribuições quanto o limite de coparticipação devem ser ajustados pela variação do INPC observada no período, ou seja, o reajuste desse ano seria de 10,12% referente ao índice acumulado entre os meses de agosto/21 e julho/22.

Porém, após estudos de cenários, a Fundação Libertas aprovou, excepcionalmente para o ciclo iniciado em agosto/22, repassar para os nossos beneficiários apenas 30% do INPC, gerando um percentual de 3,04% de reajuste das contribuições. Esse percentual é inferior ao aplicado no mercado em 2022 que foi de 15,5% em média.

Vale ressaltar que o novo limite de coparticipação em exames foi reajustado pelo INPC acumulado no período de 10,12%, passando para R$ 188,54.

A data de vigência dos novos valores é 1º de agosto de 2022, e a primeira cobrança ocorrerá no final de setembro, por se tratar de plano da modalidade pós-pagamento. Esse valor diferenciado de reajuste, possibilitado pelo subsídio do próprio plano, terá duração até o fim do próximo ciclo (07/2023).

Como funciona o plano – Desde a liquidação da MinasCaixa, em 1991, o plano é custeado exclusivamente pelos beneficiários e, por esse motivo, a Libertas acompanha com rigor a utilização da assistência e os resultados. A gestão assistencial é supervisionada pelo respectivo Conselho de Curadores, formado por representantes dos beneficiários e da Libertas.

O reajuste foi aprovado pelo Conselho de Curadores, Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da Libertas, de acordo com o disposto no seu regulamento, e comunicado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme estabelecido na legislação. Confira os novos valores de contribuição (em reais):