Dicas da TI: Como realizar pagamentos com maior Segurança!

Criado em em: 28 de setembro de 2020 / Atualizado em: 28 de setembro de 2020

Não deixe se enganar! Conheça a estrutura de um boleto!

Campos de um Boleto:

Boleto 1

Sobre o Layout do boleto

O layout pode variar de acordo com o banco ou instituição emissora. No entanto, alguns campos no boleto se repetem de forma geral, enquanto outros são dispensáveis. Confira, abaixo, o que cada um significa:

•    Logotipo ou nome do banco emissor: é a instituição bancária responsável pela emissão do boleto;

•    Código do banco:  está descrito nas três primeiras posições do código da linha ditável. O banco correspondente a este código pode ser obtido no site da FEBRABAN.

•    Nome do cedente: nome da empresa ou pessoa responsável pela emissão do boleto junto ao banco.

•    Data do boleto: data em que o documento foi gerado.

•    Data de vencimento: data final em que o boleto pode ser pago sem a cobrança de juros e multas.

•    Agência/Código Cedente: número da agência bancária a que pertence a conta beneficiária. 3144/ 09374-1

•    Valor do título: valor do título, sem consideração de descontos, juros e multas.

•    Outros valores: campo para a informação de valores de dedução, descontos, juros e multas.

•    Valor cobrado: valor final a ser cobrado após todas as contas.

•    Dados do sacado: nome e CPF ou CNPJ da pessoa que irá pagar o boleto.

•    Sacador/avalista: nome e CPF ou CNPJ da pessoa que irá receber o pagamento. Fundação Libertas de Seg. Soc. CNPJ 20.119.509.0001-65.

•    Número do documento: código de identificação da cobrança.

•    Código de barras: código fundamental para a leitura do boleto.

Sobre a Linha Editável no Boleto:

Formada por 47 ou 48 dígitos que podem ser analisados para verificar a integridade do documento, são eles:

boleto 2

• Os três números iniciais indicam o código do banco emissor, de acordo com tabela da Febraban.

• O quarto número representa o tipo da moeda: 9 para o Real e 0 para outras moedas.

• Os próximos 25 números são definidos pelo banco emissor. Conforme imagem acima, é possível identificar a Conta utilizada pela fundação Libertas, ‘Campo em Laranja’.

• Os quatro números que aparecem depois do dígito verificador representam a data de vencimento. Este número é referente a quantidade de dias passados desde a data-base estipulada pelo Banco Central: 7 de outubro de 1997. Ou seja, o número de dias entre a data-base e a data de vencimento.

• Os dez últimos algarismos indicam o valor do documento sem desconto. Ex.: se o boleto tem o valor de R$425,14, o final será: 000042514.

• Com essas informações, você consegue até mesmo verificar se o boleto é legítimo ou não. O conhecimento desses dados é fundamental para evitar cair em possíveis fraudes. Então, fique atento!

Dica! Em todos os meios de pagamentos, após digitar o código para pagamento, os sistemas apresentam a tela de validação de dados, onde será possível validar todos os dados antes de efetivar o pagamento.

Fonte: GETEI – Gerência de Tecnologia