Libertas recebe 89% na satisfação geral dos participantes, de acordo com pesquisa

Criado em em: 19 de dezembro de 2024 / Atualizado em: 19 de dezembro de 2024 Visualizações: 98

A Libertas encerra orgulhosa o ano de 2024 alcançando 89% na satisfação geral da Fundação, de acordo com pesquisa anual respondida pelos próprios participantes, aposentados e pensionistas dos planos de previdência. O resultado mostrou um aumento de quatro pontos percentuais em relação a 2023, quando atingiu 85% no mesmo quesito.

O avanço é um indicativo positivo da percepção dos entrevistados por melhorias implementadas ao longo do último ano e motiva, ainda mais, o corpo técnico para os desafios de 2025 em busca de qualidade e do aprimoramento contínuo de seus produtos e serviços.

A pesquisa trabalhou as respostas dos participantes de acordo com os seguintes aspectos:  Avaliação Geral – Gestão/Governança – Investimentos – Plano de Previdência – Comunicação – Atendimento – NPS.

Durante a pesquisa, ao serem questionados sobre palavras que fazem associação à Fundação, 93,97% dos respondentes mencionaram termos como “satisfação”, “tranquilidade” e “confiança” – percepções que afirmam o forte vínculo com a marca.

A seleção de respondentes foi realizada de forma aleatória e a amostragem definida de acordo com o número total de participantes e assistidos. Os resultados possuem um intervalo de confiança de 95% e limite máximo de erro amostral de 2,34%.

Principais resultados da pesquisa de satisfação:

Atributos de imagem:

  • Transparência – 94%
  • Solidez/Segurança – 96%
  • Modernidade – 97%
  • Eficiência – 97%
  • Sustentável – 96%

Gestão:

  • Atuação dos profissionais pautada em valores éticos – 97%
  • Boa gestão do dinheiro dos participantes – 95%

Comunicação:

  • Satisfação com a frequência do recebimento de informações – 94%

Canal de ética:

  • Confiança e segurança para utilizar – 91%

Plano de previdência:

  • Satisfação com o plano de previdência – 88%

Investimentos:

  • Avaliação da gestão – 84%
  • Considera as informações disponibilizadas suficientes – 71%

Resultados da pesquisa por cada uma das perspectivas:

Avaliação Geral

  • O resultado da pesquisa mostrou um aumento na satisfação geral, alcançando 89% em comparação com 85% no ano anterior.
  • Quando analisado por perfil de participante, observamos que os aposentados se destacam com uma satisfação de 96%, permanecendo como o grupo mais satisfeito. Os participantes ativos aparecem com 87% e os pensionistas com 81%.

Gestão/Governança

  • Houve um salto perceptível em 2024 no grau de concordância em relação a afirmação “A Fundação Libertas faz boa gestão do meu dinheiro”. 95% dos participantes concordaram totalmente ou parcialmente, comparado a 81% em 2023, indicando uma crescente confiança na gestão financeira da Libertas.
  • Os participantes expressaram 96% de satisfação em relação à solidez e segurança oferecidas pela Fundação em 2024. Em 2023 o resultado foi de 82%.
  • No quesito transparência, a satisfação teve um aumento bastante significativo – de 81% para 94%. A confiança dos aposentados e pensionistas foi novamente evidente.
  • A eficiência percebida foi outro ponto forte, saindo de 82% para uma percepção de 97%.
  • A afirmação “A atuação dos profissionais é pautada em valores éticos e íntegros”, teve um aumento significativo nas respostas positivas em 2024 – reflexo de uma percepção cada vez mais favorável da atuação dos profissionais.

Investimentos

  • Houve aumento significativo de 63% para 71% na satisfação dos participantes em relação às informações de investimentos disponibilizadas.
  •  Em relação à avaliação da gestão dos investimentos, há uma clara percepção positiva, com um aumento na satisfação de 80% em 2023 para 84% em 2024.

Plano de Previdência

  • A pesquisa revelou um aumento considerável na satisfação com o plano de previdência, passando de 83% em 2023 para 88% em 2024. Este incremento de 5 pontos percentuais reflete um avanço significativo na percepção positiva dos participantes em relação ao plano.

Comunicação

  • A newsletter mensal Fique Sabendo, com mais de 40 edições enviadas por e-mail, foi eleita o canal de comunicação preferido para recebimento de informações, superando o site, que liderava em 2023.
  • A frequência do recebimento de informações foi outro ponto alto com 94% dos participantes expressando total satisfação.

Atendimento

  • O contato telefônico continua sendo o método preferido para comunicação, mantendo o primeiro lugar tanto em 2023 quanto em 2024. Este canal é consistentemente preferido por todos os perfis de participantes, incluindo ativos, aposentados e pensionistas. No entanto, ao segmentar por faixa etária, observa-se uma preferência por WhatsApp entre os mais jovens (até 40 anos), enquanto os participantes com idades mais acentuadas preferem o contato telefônico.
  • O autoatendimento e o e-mail seguem como segundo e terceiro métodos preferidos, respectivamente.

NPS

  • O NPS geral apresentou um crescimento significativo, passando de 32 em 2023 para 42 em 2024.

Oportunidades de melhoria

Embora os resultados tenham sido amplamente positivos, a pesquisa também revelou áreas para aprimoramento. Entre os pontos de atenção, destacam-se a necessidade de reforçar temáticas sobre o VocêPrev, o programa de educação previdenciária e financeira e o canal de ética.

  • Programa “Papo Certo”: 50% de conhecimento
  • Plano VocêPrev: 58% de conhecimento
  • Canal de ética: 64% de conhecimento

Sobre a pesquisa

A pesquisa de satisfação anual foi realizada entre 5 e 22 de novembro de 2024 pela Gestner Gestão e Consultoria e contou com a participação de 1.510 pessoas, sendo 76,62% ativos, 20,53% aposentados e 2,85% pensionistas. Foram utilizados questionários via web e ligações telefônicas para obtenção das respostas.

O objetivo da pesquisa é identificar o conhecimento e a satisfação dos participantes em relação à efetividade dos serviços oferecidos pela Fundação Libertas, a fim de apoiar na tomada de decisão e no planejamento da entidade.

A Libertas reforça seu compromisso em continuar oferecendo soluções de previdência e saúde com excelência, confiança e credibilidade, sempre ouvindo a voz dos seus participantes, que são parte fundamental da história de mais de 47 anos da Fundação.