Conheça o Programa de Compliance da Libertas

Criado em em: 29 de julho de 2024 / Atualizado em: 29 de julho de 2024 Visualizações: 769

A Fundação Libertas tem um firme compromisso com a integridade, transparência e conformidade legal, pilares que sustentam nosso Programa de Compliance. Este programa vai além de um conjunto de regras; ele representa uma cultura organizacional que permeia todas as nossas atividades, transformando princípios em práticas concretas e eficazes. Estruturado em torno das dimensões “Prevenir, Detectar, Responder”, o programa se baseia em pilares essenciais para garantir a solidez e a credibilidade da Libertas. Confira a seguir.

Gestão de riscos e conformidade

A gestão de riscos é fundamental para prevenir problemas. Envolve identificar e avaliar os riscos que podem afetar a Fundação Libertas, fortalecendo nossa resiliência diante de adversidades. Outro pilar crucial é a conformidade, que assegura que todas as nossas atividades estão em estrita adesão às leis e regulamentos aplicáveis. Manter a conformidade legal é vital para preservar a confiança e a reputação da instituição.

Cultura de Compliance, Ética e Integridade

A cultura de Compliance é o alicerce de todas as nossas atividades. Promover um ambiente onde a ética seja valorizada e praticada diariamente é essencial.

Due diligence de terceiros

A due diligence de terceiros garante que todos os nossos parceiros e fornecedores compartilhem dos mesmos padrões éticos.

Políticas e procedimentos

Políticas e procedimentos claros orientam as ações de todos os membros da Fundação, assegurando que cada um saiba exatamente quais são suas responsabilidades.

Comunicação e treinamento

A comunicação e o treinamento são vitais para manter todos informados e preparados para agir conforme os padrões de Compliance. A educação contínua sobre ética e conformidade garante que todos os colaboradores estejam sempre atualizados e conscientes das melhores práticas.

Aspectos ambientais, sociais e de governança

A Fundação Libertas também se preocupa com os aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG), integrando essas dimensões em nossas operações para refletir nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Transparência e prestação de contas

Transparência e prestação de contas são princípios fundamentais para nós. Mantemos todas as nossas operações abertas e acessíveis para auditorias e avaliações externas. O monitoramento e a melhoria contínua garantem que o programa de Compliance esteja sempre evoluindo e se adaptando às novas exigências e desafios. Estabelecemos controles internos eficazes para prevenir erros e fraudes, assegurando a integridade dos processos internos.

Canal de Ética e gestão de consequências

O Canal de Ética é uma ferramenta essencial para a detecção de irregularidades, permitindo que colaboradores e terceiros relatem qualquer comportamento inadequado de forma anônima e segura. A gestão de consequências e a investigação interna são fundamentais para responder a qualquer violação, aplicando sanções adequadas e corrigindo problemas identificados, o que reforça a credibilidade do programa de Compliance.

Em resumo, o Programa de Compliance da Libertas é uma estrutura dinâmica e abrangente que assegura a conformidade contínua e a integridade em todos os níveis da Fundação. Nosso compromisso profundo com a ética e a transparência, aliado à constante evolução e melhoria de nossas práticas, garante que nossos valores fundamentais sejam refletidos em cada ação que tomamos. Assim, fortalecemos a confiança de todas as nossas partes interessadas e promovemos uma cultura organizacional de ética e responsabilidade.