Governança: você já conhece o Canal de Ética da Libertas?

Criado em em: 27 de maio de 2024 / Atualizado em: 28 de maio de 2024 Visualizações: 580

Implantado pela Libertas há dois anos, o Canal de Ética é um serviço terceirizado e independente para recebimento de denúncias, que oferece confiabilidade e segurança para quem deseja denunciar um ato ilícito ou antiético.

Através da plataforma da empresa Contato Seguro, colaboradores, fornecedores, participantes, assistidos, beneficiários e outras partes interessadas podem registrar casos ou incidentes pelo site www.contatoseguro.com.br/fundacaolibertas ou por telefone 0800 700 7667. O sistema garante a interação com o denunciante sem a necessidade de qualquer identificação, inclusive para o acompanhamento dos protocolos.

Quando devo utilizar?

Ao identificar ou suspeitar de quaisquer irregularidades, práticas antiéticas ou ilegais ocorridas dentro da Fundação. Essas irregularidades podem incluir fraudes, assédios, discriminação, corrupção e outros comportamentos que violam as políticas internas e a legislação vigente, seja de colaboradores ou lideranças da própria Fundação, terceiros ou parceiros de negócio.

O canal é uma ferramenta desenvolvida para garantir o sigilo absoluto, protegendo o anonimato do denunciante e preservando as informações para que uma apuração justa possa ocorrer.

Como funciona?

Após o envio da denúncia, será informado um número de protocolo para o acompanhamento da solicitação. Em seguida, a equipe do Contato Seguro irá encaminhar o caso para análise e investigação do Comitê de Ética da Libertas.

As denúncias podem ser enviadas por clientes e colaboradores que suspeitarem de atos ilícitos e desvio de conduta, independentemente do nível hierárquico.

Fique tranquilo, não é compartilhado o IP dos computadores, nem rastreado os telefones de origem das ligações realizadas. Todo o processo segue rígidos padrões de sigilo.

Atenção! É importante que esteja em mãos o número do protocolo da denúncia, pois ele será a única forma de obter um retorno sobre a solicitação.

No vídeo abaixo, você confere o passo a passo para enviar e acompanhar a sua denúncia.

A Libertas reforça que atos de retaliação e denúncias feitas de má-fé não serão tolerados. Ao criar um espaço seguro e confiável para reportar irregularidades, a Fundação demonstra seu compromisso contínuo com a ética, a transparência e a excelência em todas as suas operações. Dessa forma, reforçamos a nossa missão de promover um ambiente onde a integridade é a base de todas as ações, garantindo a confiança e o respeito de todos os envolvidos.