Fundação Libertas alcança 0,8219 em índice de desempenho da ANS

Criado em em: 22 de janeiro de 2024 / Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 Visualizações: 408

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) de 2023, ano-base 2022, das operadoras de planos de saúde e a Fundação Libertas foi classificada na faixa de excelência com a nota 0,8219 (sendo considerado 1 a nota máxima).

O índice tem por objetivo medir o desempenho das operadoras de saúde e traduzi-lo em uma nota de 0 a 1, a partir de quatro dimensões: qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão e regulação.

O reconhecimento recebido é reflexo do empenho constante da Fundação em melhoria contínua e cuidado com o beneficiário. Além disso, em comparação aos anos anteriores, a Libertas garantiu a qualificação das informações enviadas para a ANS no monitoramento a Troca de Informação na Saúde Suplementar (TISS), proporcionando assim uma avaliação completa por parte da agência.

Indicadores “sustentabilidade no mercado” e “gestão de processos e regulação” atingem nota máxima

A pontuação de 0,8219 alcançada pela Libertas, contou com nota máxima em duas das quatro dimensões avaliadas:

• Sustentabilidade no mercado (IDSM): 1,000
  • Gestão de processos e regulação (IDGR): 1,000

O primeiro indicador, avalia o monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. Isso significa, na prática, que os usuários dos planos de saúde da Fundação Libertas têm a garantia de que estão sendo atendidos por uma operadora que cumpre todos os requisitos assistenciais, atuariais e de estrutura e operação.

O segundo indicador, “gestão de processos e regulação”, reflete o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS, reforçando o compromisso da Libertas junto aos órgãos fiscalizadores e a legislação nacional.

– A Fundação tem trabalhado fortemente na qualificação dos dados enviados para ANS no monitoramento TISS de forma a refletir a excelência no cuidado assistencial prestado a nossos beneficiários. O resultado nos incentiva a continuar investindo na Atenção Primária e campanhas de promoção e prevenção. Além de nos propiciar outros insights para melhoria contínua, comentou Maria Elisa Rocha Vianna Stancatti, Gerente Assistencial da Fundação.

Confira a seguir as notas de cada dimensão:

DimensãoPontuação LibertasPontuação máxima
1 – IDQS – Qualidade em atenção à saúde0,63801,0000
2 – IDGA – Garantia de acesso0,76851,0000
3 – IDSM – Sustentabilidade no mercado1,00001,0000
4 – IDGR – Gestão de processos e regulação1,00001,0000

Clique aqui e confira o resultado completo do IDSS e o índice dos anos anteriores.