Conselho Deliberativo designa nova composição da Diretoria Executiva da Libertas via processo seletivo

Criado em em: 22 de dezembro de 2023 / Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 Visualizações: 1403

O Conselho Deliberativo designou Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata, atual Diretor de Investimentos e Controladoria da Libertas, para assumir o cargo de Diretor-presidente da Fundação. Claudia Cristina Cardoso de Lima foi a escolhida para o cargo de Diretora de Seguridade Social e Sergio Maia Reis para o de Diretor de Investimentos e Controladoria.

A nova composição da Diretoria Executiva, definida integralmente via processo seletivo, irá assumir a alta liderança da Fundação pelos próximos 4 anos.  Os nomes serão submetidos à habilitação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão fiscalizador do setor.

A posse dos novos dirigentes está marcada para o dia 8 de janeiro de 2024, na sede da Fundação Libertas, em Belo Horizonte.

Mini-bio:

Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata

Formação: Economista, especialização em Administração Financeira e Previdência Complementar.

Possui experiência de aproximadamente 40 anos em Entidade Fechada de Previdência Complementar, onde ingressou em 1984 na Fundação Forluminas de Seguridade Social, ocupando cargos de Economista-analista, Gerente de Investimentos, Gerente de Portfólio e Diretor de Investimentos e Controle.

A partir de janeiro de 2020 passou a trabalhar na Fundação Libertas onde ocupa atualmente o cargo de Diretor de Investimentos e Controladoria. É AETQ de EFPC desde 2015 e também Diretor de Contabilidade/AETQ desde janeiro de 2020. Possui certificação ICSS de Investimentos e larga experiência em todos os segmentos tanto na área de Investimentos, Riscos, ALM e consequentemente bom conhecimento sobre o passivo das entidades.

Claudia Cristina Cardoso de Lima

Formação: Administração de Empresas e MBA Previdência Complementar.

Atua há 30 anos no segmento de Entidade Fechada de Previdência Complementar, onde atuou em diversas áreas e possui experiência executiva como Diretora em ESI e Autogestão em Saúde. Ponto forte em liderança de equipes, conquistando diversos reconhecimentos nas áreas de Gestão de Pessoas, Saúde Suplementar e Previdência Complementar. Maratonista, leva para a vida profissional o mesmo foco e determinação para alcançar objetivos.

Sergio Maia Reis

Formação: Engenharia Química/ MBA Mercado de Capitais

Possui experiência de aproximadamente 20 anos no segmento de Entidade Fechada de Previdência Complementar. Responsável pela elaboração das estratégias de investimentos, gestão dos recursos dos planos nos segmentos de aplicação, fechamento de negócios com instituições financeiras. Possui certificação do ICSS com Ênfase em Investimentos, CPA 20 e AAI pela ANCORD.