[foto1]De 1º até 31 de agosto, os participantes do Novo Plano Copasa podem aumentar o percentual contributivo para a formação do seu saldo de conta, que se destina à aposentadoria na Libertas. A campanha ‘Recalculando a Rota’ alerta o participante para uma decisão muito importante, que ocorre em agosto de cada ano, conforme regulamento do Novo Plano Copasa. Os percentuais variam de 3% a 10% sobre o salário efetivo do participante e essa alteração pode ser feita no portal da Libertas (via seção Autoatendimento), por meio do código de acesso e senha. No menu Previdencial, clique em Simulador.
A contrapartida da patrocinadora é uma das principais vantagens para quem é inscrito no Novo Plano Copasa. Isso porque, ao investir na sua poupança previdenciária, a Copasa aplica o mesmo valor (limitado a 10%) para a formação do saldo de conta de cada participante. É um ganho de 100% no ato, o que não acontece na previdência aberta, como bancos e seguradoras. E quanto maior o valor da contribuição, maior será o benefício futuro.
A vantagem fiscal é outro atrativo. As contribuições destinadas aos benefícios previdenciários são objeto de dedução no imposto de renda, até o limite de 12% dos rendimentos tributáveis recebidos no ano. Assim, aumentando sua contribuição, o participante se beneficia também da vantagem fiscal, além de elevar o valor da sua aposentadoria.
Simulador – Foi desenvolvida uma ferramenta on-line para auxiliar o participante em sua decisão. Por meio do simulador, é possível visualizar o impacto da contribuição mensal no valor do seu benefício futuro. É preciso ter o código de acesso e a senha do portal da Libertas. Veja o passo a passo:
1) Acesse o Autoatendimento em www.fundacaolibertas.com.br. Caso não saiba o código de acesso e a senha, clique em Lembrar minha senha ou entre em contato com a Central de Atendimento da Libertas (0800 704 3700);
2) No menu Previdencial (à esquerda), clique em Simulador;
3) Faça quantas simulações desejar, com diversos percentuais, para verificar o impacto do aumento da sua contribuição no valor do benefício futuro;
4) Na última tela da simulação, ao clicar no botão CONFIRMAR, será gerado o Termo Individual de Alteração de Percentual e o respectivo protocolo, que registrará automaticamente a opção em relação ao novo percentual de contribuição.
Atenção: somente a última simulação confirmada até 31 de agosto terá validade. Caso o participante não faça simulações ou não confirme nenhuma simulação realizada, o percentual de contribuição não será alterado.
Fique atento ao prazo: de 1º a 31 de agosto/18.
Para outras informações, leia o Guia Prático (abaixo) ou ligue para a Gerência de Relacionamento da Libertas: 0800 704 3700 ou (31) 2111-3700.