4/2: Participantes do Plano Prodemge Saldado são convidados para palestra sobre equacionamento

Criado em em: 31 de janeiro de 2019 / Atualizado em: 28 de março de 2024

A Diretoria Executiva da Fundação Libertas convida participantes e assistidos do Plano Prodemge Saldado, para apresentação do Plano de Equacionamento de Déficit, aprovado pela Prodemge, Câmara de Orçamento e Finanças do Governo de Minas Gerais, Conselho Deliberativo da Fundação e Previc, na próxima segunda-feira (4/2), às 15h, no auditório da Libertas (Av. Álvares Cabral, 200, 17º andar).

Para dar suporte aos participantes no esclarecimento de dúvidas, a Libertas produziu uma cartilha com as principais informações sobre o assunto: fatores relevantes para o equacionamento, rentabilidade dos últimos anos do Plano Prodemge Saldado e o comparativo com outros indicadores financeiros, além de exemplos de contribuições e diferentes valores de benefícios. Confira a cartilha no final da matéria.

No site da Libertas, em Autoatendimento, o participante pode visualizar o valor exato do seu benefício saldado atualizado. Basta entrar com senha e login.

De acordo com a legislação, a responsabilidade pelo equacionamento do plano é de participantes e assistidos, de um lado, e da Prodemge, de outro. Para o pagamento das contribuições extraordinárias é considerado, no caso de aposentados e pensionistas, 7,9502% sobre o benefício saldado e no caso de ativos, 7,3714%. O total do déficit técnico ajustado é de R$12,5 milhões.

A patrocinadora Prodemge será responsável por 48,8936% sobre o total das contribuições extraordinárias mensais pagas pelos participantes e assistidos.

A cobrança das contribuições extraordinárias tem início em janeiro de 2019.

O que é um plano de equacionamento – Representa um conjunto de medidas com o objetivo de prover segurança financeira, ao enfrentar o déficit e reconstituir o equilíbrio financeiro de longo prazo para os benefícios de aposentadoria e pensão contratados. O objetivo é assegurar a adequação da cobertura previdenciária de participantes ativos, aposentados e pensionistas ajustando a capacidade de honrar os compromissos de aposentadorias.

Desde 2017, a Libertas tem debatido a necessidade de se estabelecer um plano de equacionamento que enfrente e sane o déficit do Plano Prodemge Saldado. Foram apresentações, estudos técnicos, reuniões e prestações de contas realizadas na sede Prodemge, na Cidade Administrativa e na própria Libertas.

Atendimento e tira-dúvidas – Para sanar eventuais dúvidas sobre o plano de equacionamento, a Libertas disponibiliza o 0800 704 3700 e (31) 2111-3700, o e-mail fundacaolibertas@fundacaolibertas.com.br e o atendimento presencial na Central de Atendimento, na Av. Álvares Cabral, 200.