3º curso “Casal Grávido” permite troca de experiências entre gestantes dos planos de saúde

Criado em em: 9 de agosto de 2019 / Atualizado em: 9 de agosto de 2019

Um misto de surpresa, ansiedade, expectativa e um pouco de medo fazem parte do momento único e muito especial na vida de um casal: a espera de um bebê. Com o objetivo de promover cuidados com a saúde, tirar dúvidas sobre pré e pós-parto e questões relacionadas ao período gestacional, dez casais participaram, na tarde desta quarta-feira (7/8), do 3º curso "Casal Grávido", promovido pela Libertas. Os convidados foram os beneficiários dos planos de saúde MinasCaixa, Prodemge e Fundação Libertas.

Os casais e familiares tiveram um bate-papo com a médica obstetra, Dra. Ana Luiza da Costa Marçal sobre pré-natal, alterações fisiológicas e hormonais, alimentação, trabalho de parto e sobre mitos e verdades da gestação. Na sequência, o workshop de aleitamento materno e primeiros cuidados com o bebê foi ministrado pela enfermeira obstetra Carmozita Santana. Aliás, a enfermeira é quem realiza a visita na maternidade, após o nascimento do bebê e também em caso de solicitação dos pais, para orientá-los nas primeiras semanas de cuidados com o recém-nascido

Após o momento de aprendizado, as futuras mães, pais e acompanhantes tiveram o momento de descontração em um café da tarde servido pela Fundação Libertas. Como uma boa recepção mineira, o cafezinho e pão de queijo estavam presentes entres os mimos e decoração de um verdadeiro chá de bebê.

Leia a opinião de quem participou:

[foto1]

Jéssica Gonçalves, esposa de Leonardo Gonçalves, beneficiária do plano Libertas. Ele é  e funcionário da Gerência Financeira e de Investimentos (GEFIN) da Libertas – "Para os pais de primeira viagem, cada momento é visto como único e queremos vivê-los de maneira surpreendente. A palestra da Dra. Ana é um apoio, ela é muito boa. Isso ajuda nesta fase da gestação", explicou Jéssica.

Giovana Zampierre Ferreira, do plano MinasCaixa, espera ansiosa pela neta "Com a chegada de um bebê, não nasce apenas uma mãe e um pai, nascem também os avós. Já estou com os preparativos em dia e o curso é um incentivo, nos deixa menos tensa e mais antenada".

Tatiane Ferreira, filha de Giovana Zampierre Ferreira, do plano MinasCaixa – "Ser mamãe de primeira viagem e realizar o curso é muito bom para amenizar a ansiedade de não saber lidar nos primeiros dias de vida do bebê", explica.

[foto3]

Pingue-pongue
por Grazielle Oliveira, funcionária da Gerência Previdencial (GEPRE), grávida de 28 semanas.

• O que achou do evento e da iniciativa do plano da Fundação Libertas?

O evento foi ótimo! Aproveito o espaço para elogiar a equipe da área de Saúde. A palestra da obstetra, Dra. Ana Luiza, esclareceu muitas dúvidas e de forma muito melhor do que pesquisas em  sites como o Google, que se acha de tudo. Já a palestra da enfermeira Carmozita, que faz a 1ª consulta, além de esclarecedora foi um aconchego, ela é realmente  uma avó cuidadosa e conversa como tal, muito bom!

•  Você ou seu marido tiraram alguma dúvida específica que gostariam de saber com a médica ou com a enfermeira? Se sim, qual?

Claro! Pelo fato de minha mama ainda não estar saindo leite, muitos “palpiteiros” dão opinião e isso me deixou preocupada. Essa dúvida já era algo que iria conversar com meu médico mas me esclareceram de forma antecipada. Agora sei que está tudo normal e me tranquilizei.

• Qual a parte do curso que te interessou mais como mulher, mãe e gestante de primeira viagem? Sobre qual assunto?

A parte do curso que mais me interessou foi sobre a amamentação. Foi abordado desde a primeira hora de vida até o período completo da amamentação. É interessante entender, como um todo, sobre este momento, tanto o impacto para nós pais, quanto para o bebê.

Projeto ‘Amor à Vida’.

Realizado semestralmente, o curso "Casal Grávido" é oferecido às beneficiárias gestantes e também a qualquer acompanhante dos planos de saúde da Libertas. Por meio do Programa de Atenção à Saúde Projeto "Amor à Vida", a gestante do plano de saúde, após o nascimento do bebê, pode entrar em contato com a Fundação e agendar uma visita com enfermeira para orientações nos primeiros cuidados com o recém-nascido.

Os pais e familiares interessados podem entrar em contato com a Fundação para solicitar orientações sobre os seus benefícios e a rede credenciada. O contato é com a profissional Renata Moreira, pelo telefone (31) 2111-3751.

Confira abaixo a nossa galeria de fotos do 3º curso "Casal Grávido – Fundação Libertas".