Utilize a Ouvidoria da Libertas para os planos de saúde

Criado em em: 27 de fevereiro de 2024 / Atualizado em: 28 de fevereiro de 2024 Visualizações: 1323

A Ouvidoria da Libertas é um canal exclusivo para atendimento de manifestações de 2° instância, aquelas de maior complexidade, que não foram resolvidas nos canais de 1° instância, como Telefone, Whats App, E-mail, entre outros.

A equipe da Libertas está sempre pronta para auxiliar e oferecer suporte em todas as dúvidas relacionadas à solicitação de assuntos relativos à autorização de procedimentos médico hospitalares, mensalidades, coparticipação, entre outros temas.

Contudo, caso sua solicitação não seja atendida de maneira satisfatória, a Ouvidoria é um recurso adicional, garantindo que suas preocupações sejam devidamente consideradas e solucionadas em atendimento ao regulamento do plano de saúde e à legislação vigente. Em 2023, a Libertas recebeu 38 solicitações relacionadas ao plano de saúde através da Ouvidoria, sendo 55% pedidos de informações e 34% reclamações, e todas as manifestações foram respondidas.

Missão da Ouvidoria

A Ouvidoria da Libertas segue as diretrizes da Resolução Normativa n° 323/2013 da ANS no âmbito da saúde. Sua missão é assegurar a excelência no atendimento dos planos de saúde, oferecendo um canal para receber e registrar manifestações, como reclamações, denúncias, sugestões ou elogios. O objetivo é proporcionar aos beneficiários a oportunidade de expressar sua satisfação em relação aos serviços e atendimentos, garantindo um retorno rápido e eficiente, sem a necessidade de abertura de processos no órgão regulador (ANS).

Como ela funciona?

• Registro e acompanhamento: Todas as manifestações geram um protocolo de atendimento acessível pelo portal da Ouvidoria, permitindo que o solicitante verifique o status de resposta.
  • Prazo de resposta: Conforme a Resolução Normativa 323 da ANS, o prazo para retorno das solicitações é de 7 dias úteis, não ultrapassando 30 dias úteis em casos excepcionais (maior complexidade).

É importante ressaltar que a Ouvidoria não é responsável por investigar denúncias de irregularidades ou infrações; esses casos são encaminhados ao Canal de Ética.

Fale com a Ouvidoria da Libertas!

Quer fazer uma sugestão, solicitação, elogio ou reclamação e ainda não teve sua questão solucionada em outros canais (Central de Relacionamento, Fale Conosco e outros)? A Libertas quer te ouvir!

E-mail: ouvidoria@fundacaolibertas.com.br

Telefone: 31 2111-3683

Portal: Acesse pelo site da Libertas, na aba “Fale Conosco” ou clique em “Ouvidoria” no rodapé do site

Presencial: Mediante agendamento prévio na Fundação Libertas.