Setembro amarelo: campanha de prevenção ao suicídio

Criado em em: 12 de setembro de 2019 / Atualizado em: 12 de setembro de 2019

O mês de setembro ganha a cor amarela como bandeira para o "Dia Mundial de Conscientização e Prevenção do Suicídio", celebrado em 10/9 de cada ano. O tema, de visibilidade mundial, emite um alerta para as nações a respeito do alto índice de suicídio, principalmente, entre jovens. De acordo com o relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o autoextermínio é considerado a segunda causa de óbito em pessoas entre 15 e 29 anos, atrás somente dos acidentes de trânsito. Outro dado preocupante é o baixo envolvimento dos países com a causa. Dos 183 países que compõem a OMS, apenas 38 possuem estratégia nacional de prevenção ao suicídio, entre eles, o Brasil.

Segundo especialistas, os sinais de alerta mais frequentes para o suicídio são emitidos por pessoas que sofrem com a depressão, ansiedade, desesperança e que passaram por experiências relacionadas a conflitos, desastres, abusos, perdas e até sentimentos de isolamento. Logo, na busca pela prevenção, dentre as premissas divulgadas pela OMS estão: a disseminação de informações de qualidade para a sociedade, canais de atendimento e ajuda, tratamento para as doenças mentais, entre outras.

Tais estratégias se estendem à sociedade. É preciso estar atento ao comportamento de quem nos rodeia, saber identificar os sinais seja pessoalmente ou pelas redes sociais e, também, aconselhar a procurar ajuda. No Brasil, o principal canal é o Centro de Valorização da Vida (CVV). O centro realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

 

Se você está passando por tal situação, saiba que você não está sozinho. Procure ajuda de um especialista ou entre em contato com o CVV:

E-mail

www.cvv.org.br/e-mail/

Chat

www.cvv.org.br/chat/

Telefone

188

 

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