Resultados dos investimentos: julho de 2024

Criado em em: 29 de agosto de 2024 / Atualizado em: 29 de agosto de 2024 Visualizações: 251

O mês de julho foi marcado pela melhora dos dados econômicos dos Estados Unidos, com os números de inflação ficando abaixo do esperado e a atividade econômica um pouco mais fraca. No mercado de juros, houve fechamento nas taxas de 10 anos, sendo que a curva atual precifica três cortes de 25 bps nas três reuniões do Banco Central americano restantes até o fim do ano.

Esse cenário foi positivo para os ativos de risco, de forma que o índice S&P500, composto pelas quinhentas maiores ações americanas, apresentou alta de 1,13% no mês. Já o dólar desempenhou negativamente com uma queda de -1,67% no período, com o DXY, índice que mede o desempenho da moeda americana contra uma cesta de moedas globais.

No cenário doméstico existe um desconforto por parte dos investidores com a política fiscal que, mesmo após uma série de medidas de contingenciamento do Governo, não deverá atingir a meta de déficit de 0,25% do PIB para 2024.

A atividade econômica segue resiliente e o Banco Central continua pressionado após mais uma decisão de manutenção das taxas de juros em 10,50%. Por outro lado, os ativos brasileiros acompanharam a melhora do humor dos investidores internacionais, com as curvas de juros apresentando fechamento ao longo do mês, o que pode ser observado no desempenho do IMA-B com resultado de 2,09% e do Ibovespa com valorização de 3,02% no mês.

Resultados dos planos de previdência

Neste contexto, as carteiras de investimentos administradas pela Fundação Libertas apresentaram rentabilidade consolidada dos investimentos no mês de 0,69% na modalidade de Benefício Definido (BD), ficando próxima a maior meta atuarial dos planos BD (INPC + 5,40%) de 0,70%. Já a modalidade de Contribuição Definida (CD) apresentou resultado de 0,99%, superando o índice de referência dos planos CD (IPCA + 4,09%) de 0,72%.

Acesse o informe mensal de investimentos

Mensalmente, a Fundação Libertas disponibiliza em seu site um informe detalhado com a rentabilidade e os indicadores financeiros de todos os planos de previdência. Veja como é fácil e descomplicado acompanhar os seus investimentos na Libertas.

O que você encontra o informe mensal:

• Boletim Macroeconômico: análises e projeções sobre cenários econômicos globais e o seu impacto sobre os investimentos;
  • Rentabilidade do plano: detalhes sobre os resultados, incluindo rendimentos obtidos durante o período;
  • Comparativos com indicadores financeiros: o informe apresenta a rentabilidade dos planos e indicadores de mercado, permitindo uma análise mais aprofundada dos resultados;
  • Distribuição da carteira: valor aplicado por segmento;
  • Enquadramento da carteira, de acordo com a Política de Investimentos.
  • Acompanhar de perto os resultados dos planos de previdência, assim como o desempenho do mercado, é fundamental para você garantir uma gestão eficaz do seu patrimônio e traçar projetos para uma aposentadoria tranquila.