A rentabilidade consolidada dos planos CD da Libertas no período foi de 0,73%, enquanto o retorno consolidado dos planos BD foi de 0,25%.
O mês de setembro, assim como os meses anteriores deste ano apresentou bastante oscilação no mercado financeiro, com fraco desempenho das bolsas ao redor do mundo. O MSCI World (índice de ações globais), por exemplo, apresentou queda de 9,47% no mês, enquanto o S&P 500 (índice de ações americanas) e o Euro Stoxx 50 (índice de ações europeias) tiveram recuo de 9,34% e 5,66%, respectivamente.
Já o Ibovespa, principal índice de ações nacionais, fechou setembro perto da estabilidade, com leve alta de 0,47%.
Os mercados repercutiram, também, os dados de inflação que seguem altos na zona do Euro – em razão do preço da energia impactado pela Guerra Rússia x Ucrânia – e nos Estados Unidos – em decorrência de um mercado de trabalho que segue aquecido. Já o Brasil, na contramão do resto do mundo, apresentou o terceiro mês seguido de deflação (queda de preços), refletindo principalmente a queda nos preços do setor de transportes.
Em razão disso, para combater a inflação, os Banco Centrais de Europa e Estados Unidos seguem elevando seus juros, enquanto o Banco Central brasileiro indicou o fim do ciclo de alta da Selic. Esse contexto indica um cenário de curto prazo de menos turbulência para o mercado brasileiro, enquanto os receios quanto aos mercados internacionais seguem no radar dos investidores.
Cabe destacar, ainda, que o segmento de investimentos estruturados/multimercados foi o de maior retorno da carteira da Libertas no mês. Em contrapartida, o segmento de investimentos no exterior, pela expressiva queda das bolsas globais, foi a principal contribuição negativa para a performance dos planos.
Diante disto, a rentabilidade consolidada dos planos CD da Libertas no período foi de 0,73%, enquanto o retorno consolidado dos planos BD foi de 0,25%, já que esta última modalidade de planos é mais afetada em períodos de deflação interna. Por fim, destaca-se que a rentabilidade total da carteira de investimentos da Libertas, considerando planos CD e BD, foi de 0,54% em setembro.