Resultado dos investimentos: junho de 2024

Criado em em: 29 de julho de 2024 / Atualizado em: 29 de julho de 2024 Visualizações: 1126

O mês de junho foi marcado por ganhos nas principais classes de ativos americanos. O S&P500, índice composto pelas quinhentas maiores ações americanas, apresentou alta de 3,5% no período com ganhos concentrados nos setores ligados ao tema de inteligência artificial e tecnologia.

No mercado de juros, a taxa de juros americana de 10 anos apresentou, pelo segundo mês consecutivo, fechamento 0,10 p.p. Os sinais de moderação do ritmo de crescimento econômico, somados aos números de inflação abaixo das expectativas, foram suficientes para justificar o alívio nas taxas. O índice DXY, indicador que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de moedas estrangeiras, apresentou valorização de 1,14%.

No Brasil, o índice Ibovespa valorizou 1,48%, acompanhando a alta das principais bolsas mundiais. Entretanto, no acumulado do ano, o principal índice de ações brasileira acumula queda de 7,66%. A inflação medida pelo IPCA subiu 0,21% em junho, abaixo das expectativas de mercado de 0,30%, acumulando em doze meses uma alta de 4,23%.

Já em relação a política monetária, o Banco Central decidiu pela manutenção da taxa Selic em 10,50% em sua reunião realizada em junho, o que já era esperado pelo mercado considerando a resiliência da atividade interna, as expectativas desancoradas de inflação e as incertezas no cenário fiscal.

Resultados dos planos de previdência

Neste contexto, as carteiras de investimentos administradas pela Fundação Libertas na modalidade de Benefício Definido (BD) e na modalidade de Contribuição Definida (CD) apresentaram rentabilidade consolidada dos investimentos de 0,73% no mês, superando tanto a maior meta atuarial dos planos BD (INPC + 5,40%) de 0,69%, quanto o índice de referência dos planos CD (IPCA + 4,09%) de 0,55%.

Você já conhece o informe mensal de investimentos?

Mensalmente, a Fundação Libertas disponibiliza em seu site um informe detalhado com a rentabilidade e os indicadores financeiros de todos os planos de previdência. Veja como é fácil e descomplicado acompanhar os seus investimentos na Libertas.

O que você encontra o informe mensal:

• Boletim Macroeconômico: análises e projeções sobre cenários econômicos globais e o seu impacto sobre os investimentos;
  • Rentabilidade do plano: detalhes sobre os resultados, incluindo rendimentos obtidos durante o período;
  • Comparativos com indicadores financeiros: o informe apresenta a rentabilidade dos planos e indicadores de mercado, permitindo uma análise mais aprofundada dos resultados;
  • Distribuição da carteira: valor aplicado por segmento;
  • Enquadramento da carteira, de acordo com a Política de Investimentos.
  • Acompanhar de perto os resultados dos planos de previdência, assim como o desempenho do mercado, é fundamental para você garantir uma gestão eficaz do seu patrimônio e traçar projetos para uma aposentadoria tranquila.