Precisa fazer o teste de COVID-19? Fique atento a essas recomendações

Criado em em: 15 de julho de 2022 / Atualizado em: 15 de julho de 2022

Nestes meses de inverno, com crescente número de pessoas com sintomas gripais e a presença do coronavírus, a procura por testes de COVID-19 tem aumentado.

Entretanto, ainda existem dúvidas sobre como conseguir a autorização do plano de saúde para realizar os testes, por isso, preparamos algumas recomendações importantes para te ajudar nesse processo, fique atento:

1. Quem pode solicitar o teste?

Médicos com registro no Conselho Federal de Medicina.

2.Quais os testes de COVID-19 disponíveis?

Existem dois tipos principais de testes: testes sorológicos rápidos – também chamados de “testes rápidos” porque dão resultados em 20 minutos e servem como primeiro filtro de detecção – e testes moleculares, que levam um tempo maior para o resultado. Quem irá sugerir o mais adequado é o seu médico, mediante avaliação clínica.

3. O que deve constar no pedido médico?

Atualmente existe uma diretriz de utilização para exames de Covid-19, estabelecida pela ANS (Agência Nacional de Saúde), que orienta constar no pedido médico a necessidade de realização do exame e a descrição dos sintomas apresentados pelo paciente. Somente com as informações descritas no pedido médico haverá a possibilidade de análise e autorização do exame.

4. O que pode dificultar a autorização do meu exame?

Quando os sintomas do paciente, por exemplo, não constam no pedido médico ou os sintomas não estão corretamente descritos, a análise fica incompleta e o pedido pode não ser autorizado

5. A cobertura do teste de COVID-19 se aplica como pré-operatório?

Não, conforme as diretrizes da ANS, a cobertura do teste se aplica apenas para os casos de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Entenda a importância do teste

Com o avanço da vacinação do COVID-19, o Brasil vive um cenário bem diferente do começo da pandemia. Porém, ainda não é o momento de relaxar, e é preciso fazer a testagem sempre que os sintomas surgirem, com o objetivo de evitar que o vírus volte a circular sem controle.

Ficou com alguma dúvida sobre esse tema?

Fale conosco: (31) 2111-3750 (Tatiana Freitas)