Planos de saúde recebem 87% de avaliações positivas

Criado em em: 28 de abril de 2022 / Atualizado em: 28 de abril de 2022

Os beneficiários dos planos de saúde da Fundação Libertas, Ex-MinasCaixa e Prodemge, avaliaram em 87% o nível de satisfação dos planos em 2021. Confira a pesquisa completa no link ao final da matéria.

A pesquisa de satisfação foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com Cliente (IBRC), responsável pela aplicação do questionário feito por telefone, nos meses de março e abril, com mais de 380 beneficiários, definidos aleatoriamente por amostragem. Foram utilizados critérios por região demográfica, faixa etária e sexo. A maioria dos entrevistados foram mulheres (57,20%), pessoas acima de 60 anos (58,2%) e moradores de Belo Horizonte (88,3%).

O questionário abordou informações relacionadas à atenção à saúde, canais de atendimento e avaliação geral dos planos, como por exemplo, se o beneficiário foi atendido quando fez alguma reclamação, se recebeu algum tipo de comunicado esclarecendo sobre a necessidade de realização de consultas e exames preventivos, a frequência com que utilizou o plano, entre outras.

A pesquisa de satisfação com os beneficiários dos planos de saúde é realizada de acordo com o padrão recomendado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador e fiscalizador das operadoras. Também por recomendação da ANS, a pesquisa contou com a validação de auditores independentes, cujo parecer também está disponível ao final da matéria.

A partir do resultado da pesquisa, a Libertas empreenderá ações para aperfeiçoar e qualificar ainda mais a sua atuação como operadora de planos de saúde, a fim de dar subsídios para novos avanços na gestão assistencial da Fundação.

Atenção à saúde

Frequência de Cuidados com a saúde – 85,4% dos entrevistados mencionaram conseguir atendimento via consultas, exames ou tratamentos, na maioria das vezes ou sempre.

Atenção imediata (casos de urgência e emergência) – 86,90% avaliaram positivamente (na maioria das vezes ou sempre) a frequência com que foram atendidos.

Comunicação (carta, e-mail, telefone) – 51,80% relatam ter recebido comunicado do plano, quanto à saúde preventiva, nos últimos 12 meses. O quesito é considerado como ponto focal de melhoria.

Atenção em saúde (atendimento em hospitais, laboratórios, clínicas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros) – 88,9% dos respondentes avaliaram satisfatoriamente, com menções bom e muito bom.

Rede credenciada (acesso à lista de prestadores de serviços credenciados) – 69,7% avaliaram positivamente (bom e muito bom) a facilidade de acesso a lista de prestadores. O quesito é considerado como ponto focal de melhoria.

Canais de Atendimento

Acesso às informações – 80,3% dos entrevistados avaliaram positivamente, (bom e muito bom) o atendimento via presencial, teleatendimento ou por meio eletrônico.

Resolução das reclamações – 65,5% dos entrevistados responderam que não houve a necessidade de abrir uma reclamação e 30,2% abriram ao menos uma. Desses que abriram, 76,7% informaram ter sua demanda resolvida.

Preenchimento de formulários e facilidade no envio – 81,4% dos entrevistados avaliaram o item positivamente (bom e muito bom).

Avaliação Geral

Avaliação dos planos – 87% dos entrevistados avaliaram positivamente (soma de bom e muito bom).

Recomendação do plano – 68,2% dos entrevistados recomendariam o plano para amigos e familiares (soma das notas recomendaria e definitivamente recomendaria).

Pesquisa de satisfação com beneficiários 2022 (ano base 2021)

Parecer da auditoria independente

Nota técnica