Novo Plano Copasa: resultados do processo de revisão dos percentuais d

Criado em em: 4 de setembro de 2015 / Atualizado em: 4 de setembro de 2015

O participante do Novo Plano Copasa teve durante todo o mês de agosto a oportunidade de revisar o seu percentual de contribuição. Faculdade prevista nos regulamentos dos planos previdenciais na modalidade de Contribuição Definida, a alteração do percentual de contribuição influencia diretamente o saldo de conta individual. Em outras palavras, ao alterar o valor da sua contribuição para o plano, o participante lida com o seu planejamento de futuro, o que requer conhecimento e reflexão. Daí a importância das ações de Educação Previdenciária que têm sido empreendidas pela Libertas.

Aumentar a contribuição para o plano é sempre um bom negócio, pois quanto maior for seu valor de contribuição, maior será seu benefício no futuro. Outro ponto atrativo para a elevação da sua contribuição é que a contribuição da Copasa para sua conta também aumenta na mesma proporção.  Vale também lembrar que é possível deduzi-las do Imposto de Renda até o limite de 12% sobre os rendimentos tributáveis no ano.

No processo deste ano, foram realizadas 4.566 simulações, contra 1.555 em 2014, representando um acréscimo de cerca de 194%. Tais simulações resultaram na efetivação de 722 revisões do percentual de contribuição, o que significou um acréscimo de 154% em relação ao ano passado. De acordo com o Regulamento do Novo Plano Copasa, os percentuais de contribuição variam de 3% a 10%, e a patrocinadora acompanha o percentual escolhido pelo participante.

Segundo a diretora de Seguridade Social, Cláudia Balula, o significativo acréscimo no número de simulações é resultado imediato das ações de educação previdenciária da Libertas, com destaque para o novo formato do Relatório Anual de Informações e, principalmente, para os eventos de Prestação de Contas 2014. Quanto mais disseminados os conceitos de um plano construído na modalidade Contribuição Definida, no qual o participante tem a autonomia para planejar o quanto acumular para o pagamento do seu benefício futuro, maior será o seu envolvimento na formação de sua conta individual, afirmou Cláudia Balula.