O diretor de Administração, eleito pelo voto dos participantes, José Maria dos Santos e os dez novos conselheiros deliberativos e fiscais da Libertas tomaram posse na Fundação, para o quadriênio 2019-2023, na segunda-feira, 29 de abril, às 16h30, no auditório da entidade, em Belo Horizonte. Veja quem são os novos representantes na galeria de fotos ao final da matéria. [foto1]
A composição da mesa contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Libertas, José Geraldo Sant’Ana; do diretor-presidente da Libertas, Edevaldo Fernandes; da presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Inácio Meireles Chenna; do diretor da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), Francisco José da Fonseca; do presidente da MGS Administração e Serviços, Gilmar Fava Carrara e do presidente da Prodemge, Rodrigo Antônio de Paiva.
O presidente da Fundação Libertas, Edevaldo Fernandes agradeceu aos representantes das patrocinadoras, entidades representativas e instituidores pelo esforço e envolvimento para fortalecer a Libertas e a previdência complementar dos trabalhadores mineiros.O dirigente ressaltou o avanço na governança com a chegada do diretor de Administração e a importância do processo de formação e qualificação dos eleitos para reforçar e qualificar a capacidade de gestão e a robustez institucional da Libertas.
Em seguida, o presidente do Conselho Deliberativo, José Geraldo Sant’Ana, recepcionou os presentes e reforçou a data como um marco no calendário da Fundação:
– Hoje é um dia histórico porque, em quase 42 anos de existência da Fundação Libertas, é a primeira vez que haverá na diretoria executiva, um membro eleito pelos representantes. Afinal de contas, os recursos depositados pelos participantes e pelas patrocinadoras têm o objetivo de garantir uma aposentadoria tranquila para aqueles que são a razão de ser da Fundação.”
Nova composição da diretoria e conselhos
O diretor e os conselheiros titulares e suplentes foram nomeados para um mandato de quatro anos.
José Maria dos Santos, no cargo de diretor de Administração, passa a integrar a Diretoria Executiva da Fundação Libertas, ao lado dos atuais diretores Edevaldo Fernandes (presidente) e Eugenia Bossi (diretora de Finanças). Ele assume a gestão das áreas de Administração, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, Ouvidoria e Tecnologia da Informação.
Representantes eleitos do Conselho Deliberativo (titulares e suplentes):
– Welinton Rais da Silva e Cesário da Silva Palhares (Copasa);
– Karina Bonamichi Vaz de Lima e Mônica Juliene dos Santos Souza (MGS);
– Alberto Alves Carrilho e Renilton Barreiros Filho (Prodemge).
Representantes eleitos do Conselho Fiscal (titulares e suplentes):
– Antônio Carlos Damásio de Souza e Félix Vinícius Fróes Medeiros (Copasa);
– Marlon Jorge Silvestre e Flávio Anastácio Pereira (Prodemge).
Novas perspectivas
O diretor eleito, com 2.458 votos, José Maria dos Santos, representante da Copasa, ressaltou o valor do trabalho realizado pela Fundação e perspectivas para o mandato. [foto4]
“Chego, com determinação e otimismo, para continuar o excelente trabalho que a diretoria atual vem fazendo. Entre os meus desafios na Libertas, batalharei para que os participantes entendam, verdadeiramente, o objetivo da previdência privada e a sua importância no longo prazo. O cargo de diretor não é do José Maria, mas de todos vocês, participantes.”
O conselheiro fiscal, Antônio Carlos Damásio Souza, eleito com 2.162 votos, também pontuou o seu esforço como novo membro da casa. “Buscarei o exercício constante de uma boa governança através das melhores práticas aplicadas pelos fundos de pensão”.[foto2]
O conselheiro deliberativo, Welinton Rais da Silva, eleito com 1.112 votos, reforçou o sentido da missão da Libertas “contribuir para a proteção e segurança dos trabalhadores e juntos construir uma sociedade mais justa”.[foto3]