Novembro azul: em prol da saúde do homem
Não deixe o preconceito interferir na sua saúde. Mantenha em dia sua consulta ao urologista. Faça parte do Programa de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Próstata da Libertas.
Mais uma vez, a Libertas aderiu à campanha Novembro Azul, com o objetivo de cuidar da saúde dos nossos beneficiários. E temos um importante convite a todos homens com idades acima dos 50 anos, inscritos nos planos de saúde da Fundação: agende uma consulta com um médico urologista e fique isento da cobrança de coparticipação do plano. Se necessário, será solicitado o exame de PSA. Participe do Programa de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Próstata.
Esse tipo de câncer se torna ainda mais perigoso porque se trata de uma doença silenciosa. Quando ocorrem os sintomas é porque o estágio já está avançado. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata – dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Dois exames iniciais têm grande importância para o diagnóstico da doença: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque, que podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.
Quando detectado no início, ele possui 90% de chance de cura, mas a porcentagem pode cair para até 35%, quando é identificado mais tarde, quando o câncer já se espalhou por outras regiões do corpo. Muitos homens que poderiam se tratar, acabam não sendo diagnosticados devido ao receio do exame de toque retal. Não deixe o preconceito impedir você de salvar a sua vida!
Os exames preventivos devem ser feitos todos os anos por homens com idades a partir dos 50 anos, ou por aqueles que tenham o fator hereditariedade.
Cuide da sua saúde, agende sua consulta!
Veja mais informações sobre o Programa de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Próstata:
Quem pode participar? Todos os homens com idades acima dos 50 anos, inscritos nos planos de saúde da Fundação.
Como funciona? A Libertas oferece isenção da cobrança de coparticipação para consultas com urologista e exames de PSA, no período de 1/10/2020 a 31/12/2020. O convite para participação foi enviado em uma carta-convite, via correios, para a residência dos beneficiários.
Onde realizo a consulta? As consultas serão realizadas com nosso parceiro: UROLÓGICA – Núcleo de Diagnóstico e Tratamento em Urologia, localizada no endereço: rua Paraíba, 227 – Funcionários – Belo Horizonte – MG. Telefone para agendamento: 2105 6500, opção 01, Código da consulta Urológica: 22101365. É necessário também solicitar autorização via portal, no local de atendimento. Lembre-se de levar a carta-convite com você.
Caso seja necessário a realização do exame PSA, deverá ser agendado no Laboratório Hermes Pardini, em qualquer uma das unidades e não é necessário nenhum preparo, basta apresentar o pedido fornecido pelo médico parceiro da Urológica.
Caso não tenha recebido a carta-convite, ou queira saber mais, entre em contato com a gente!
E-mail: relacionamento@fundacaolibertas.com.br ou telefone: (31) 2111-3720/ 2111-3622/ 2111-3782/ 2111-3661/ 2111-3750 e 2111-3764.
#NovembroAzul #CâncerdeProstata #Saúde #SaudedoHomem