Resultado dos investimentos: agosto de 2024

Criado em em: 26 de setembro de 2024 / Atualizado em: 26 de setembro de 2024 Visualizações: 32

O mês de agosto foi marcado pela manutenção dos dados positivos de inflação e pelo arrefecimento do mercado de trabalho americano que proporcionou maior probabilidade para o Banco Central Americano sinalizar a possibilidade de afrouxamento monetário.

A boa perspectiva dos investidores sobre a contração da política monetária favoreceu o desempenho dos ativos de risco. O S&P500, índice composto pelas quinhentas maiores ações americanas, apresentou alta de 2,28% no mês.

No Brasil, tivemos o desempenho positivo do índice Ibovespa com valorização de 6,50%, beneficiado pelas altas das bolsas globais e pelo fluxo de investidores estrangeiros. Entretanto, as dúvidas sobre a condução da política monetária e o comportamento do cenário fiscal não favoreceram os demais ativos de riscos locais e as taxas de juros de prazos mais curtos apresentaram nova alta, precificando a chance de elevação da taxa Selic até o final de 2024.

O IPCA registrou queda de 0,02% acumulando alta de 4,24% em doze meses. A deflação do mês é explicada principalmente pela queda no preço dos alimentos e pela redução dos preços administrados.

Resultados dos planos de previdência

Neste contexto, as carteiras de investimentos administradas pela Fundação Libertas na modalidade de Benefício Definido (BD) apresentaram rentabilidade consolidada de 0,70%, superando a maior meta atuarial dos planos BD (INPC + 5,40%) de 0,30%. Na modalidade de Contribuição Definida (CD) a rentabilidade consolidada dos investimentos foi de 1,09%, superando o índice de referência dos planos CD (IPCA + 4,09%) de 0,31%.

Acesse o informe mensal de investimentos

Mensalmente, a Fundação Libertas disponibiliza em seu site um informe detalhado com a rentabilidade e os indicadores financeiros de todos os planos de previdência. Veja como é fácil e descomplicado acompanhar os seus investimentos na Libertas.

O que você encontra o informe mensal:

• Boletim Macroeconômico: análises e projeções sobre cenários econômicos globais e o seu impacto sobre os investimentos;
  • Rentabilidade do plano: detalhes sobre os resultados, incluindo rendimentos obtidos durante o período;
  • Comparativos com indicadores financeiros: o informe apresenta a rentabilidade dos planos e indicadores de mercado, permitindo uma análise mais aprofundada dos resultados;
  • Distribuição da carteira: valor aplicado por segmento;
  • Enquadramento da carteira, de acordo com a Política de Investimentos.
  • Acompanhar de perto os resultados dos planos de previdência, assim como o desempenho do mercado, é fundamental para você garantir uma gestão eficaz do seu patrimônio e traçar projetos para uma aposentadoria tranquila.