A Fundação Libertas realiza de 1º a 31 de agosto a campanha Recalculando a Rota destinada aos copasianos inscritos no Novo Plano Copasa (CD). Seu objetivo é estimular o participante a pensar no seu futuro. Será que o que eu invisto no meu plano de previdência vai me proporcionar a aposentadoria que eu quero? Com essa reflexão, o participante poderá decidir, com segurança, se é hora de recalcular a rota para a sua aposentadoria.
No Novo Plano Copasa, o esforço do participante vale por dois. Ele escolhe o percentual da sua contribuição entre 3% e 10% sobre o salário efetivo e a empresa dobra esse investimento. O ganho é de 100% todo mês.
Ao aproveitar a paridade da Copasa e garantir o percentual máximo, o participante terá um futuro mais protegido, pois forma um saldo de conta maior para a sua aposentadoria.
Veja o exemplo da copasiana Maria de Fátima Veloso Brito, que trabalha no Posto de Atendimento / Agência Barroca. Ela precisou se afastar do trabalho por um ano por conta de LER (lesão por esforço repetitivo) e, com isso, aprendeu a importância de contribuir com o plano de previdência, o que já acontecia há mais de 30 anos. No início, ela investia o valor mínimo e, com sua doença, compreendeu que o futuro é mesmo imprevisível. Conversou com colegas e optou pelo percentual máximo de contribuição, que lhe deu mais segurança.
Por outro lado, caso não seja possível chegar ao teto neste ano, não tem problema. Com 3% ou 2% a mais de contribuição mensal, o participante terá um ganho valioso na formação do seu saldo.
A vantagem fiscal é outro atrativo. As contribuições destinadas aos benefícios previdenciários são objeto de dedução no imposto de renda, até o limite de 12% dos rendimentos tributáveis recebidos no ano. Assim, aumentando sua contribuição, o participante se beneficia também da vantagem fiscal, além de elevar o valor da sua aposentadoria.
Como fazer – Por meio do simulador (ferramenta on-line), o participante pode visualizar o impacto da contribuição mensal no valor do seu benefício futuro. É preciso inserir o CPF e a senha do portal da Libertas. Veja o passo a passo:
1) Acesse www.fundacaolibertas.com.br/autoatendimento. Caso não saiba a senha, clique em Lembrar minha senha ou entre em contato com a Central de Atendimento da Libertas (0800 704 3700);
2) No menu Previdencial (à esquerda), clique em Simulador;
3) Faça quantas simulações desejar, com diversos percentuais, para verificar o impacto do aumento da sua contribuição no valor do benefício futuro;
4) Na última tela da simulação, ao clicar no botão CONFIRMAR, será gerado o Termo Individual de Alteração de Percentual e o respectivo protocolo, que registrará automaticamente a opção em relação ao novo percentual de contribuição.
Atenção: somente a última simulação confirmada até 31 de agosto terá validade. Caso o participante não faça simulações ou não confirme nenhuma simulação realizada, o percentual de contribuição não será alterado.
Fique atento ao prazo: de 1º a 31 de agosto de 2020.
Para tirar suas dúvidas:
0800-704-3700 ou 31- 2111- 3700 relacionamento@fundacaolibertas.com.br