A Libertas lança hoje, 26/5, um novo canal de ética terceirizado e independente, para recebimento de denúncias, que conta com mais confidencialidade e imparcialidade no tratamento das denúncias. A partir de agora, clientes e colaboradores podem registrar seus casos pelo site www.contatoseguro.com.br/fundacaolibertas e pelo telefone 0800 700 7667.
A Libertas tem o compromisso de atuar com ética e integridade, sempre praticando a escuta ativa. Sua implementação é uma forma de ampliar nosso comprometimento com a transparência e a ética. Nosso Código de Conduta reúne os princípios fundamentais para orientar a conduta profissional de todos que trabalham em nossa empresa ou agem em seu nome.
Como Funciona?
O Canal de Ética é gerenciado pela Contato Seguro, uma empresa independente e imparcial. Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site www.contatoseguro.com.br/fundacaolibertas ou pelo telefone 0800 700 7667. A ligação é gratuita e o canal funciona 24h por dia.
Os relatos são recebidos por especialistas da Contato Seguro, que são responsáveis por encaminhá-los para análise, investigação e resolução pelo Comitê de Ética da Libertas. Ao fazer uma denúncia, você recebe um número de protocolo, por meio do qual poderá acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.
Mas atenção! É muito importante que você tenha sempre em mãos o número do protocolo, pois será através do mesmo que irá acompanhar todo o andamento do processo. Fique tranquilo, não é compartilhado o IP dos computadores, nem rastreado os telefones de origem das ligações realizadas. Todo processo é realizado por uma empresa independente e, por essa razão, garantimos o sigilo e a confidencialidade das denúncias que recebemos. A única forma de obter um retorno sobre a solicitação é por meio do protocolo.
Quem pode denunciar?
Clientes e colaboradores, próprios e terceirizados, que identificarem ou suspeitarem de atos ou comportamentos considerados antiéticos, ilícitos ou que sejam indicativos de possíveis desvios de conduta, seja de colaboradores ou lideranças da própria Fundação, terceiros ou parceiros de negócio. O canal é uma ferramenta exclusiva para esse fim, estruturado para garantir o sigilo absoluto, protegendo o anonimato do denunciante e preservando as informações para que uma apuração justa possa ocorrer.
Quais casos devo reportar?
Alguns exemplos de casos a serem reportados são: fraude, desperdício de recursos, divulgação de assuntos sigilosos, discriminação, coação moral, assédio sexual, abuso de poder, agressão e outros.
Qual a diferença do canal de ética para a ouvidoria?
O Canal de Ética recebe comunicações a respeito de possíveis situações de desvio de conduta e cometimento de atos ilícitos / antiéticos por parte de colaboradores ou terceiros. Via de regra, relatos de possíveis irregularidades previstas no Código de conduta e ética da Fundação, de modo a prevenir e combater fraudes e corrupção. Funciona de forma independente da Fundação, com garantia de sigilo e confidencialidade.
A ouvidoria recebe e trata as reclamações de clientes que não foram solucionadas pelo atendimento habitual ou pelos canais de atendimento competentes. Por meio das ouvidorias, o cliente pode também propor sugestões ou registrar elogios.
Veja o passo a passo para fazer e acompanhar uma denúncia no vídeo abaixo:
Clique aqui e assista ao vídeo!