[foto1]A Libertas comemorou na última quarta-feira seus 41 anos, celebrados hoje, 28 de setembro. O evento que aconteceu no auditório da Fundação, em Belo Horizonte, recebeu aproximadamente 120 convidados entre dirigentes das patrocinadoras, participantes, beneficiários, familiares, instituidores do Plano Multi-Instituído, conselheiros e dirigentes da casa. Para prestigiar os participantes mineiros, razão de existir da Libertas, o cantor Bilora fez um show no estilo moda de viola.
O início da cerimônia foi marcado pelos pronunciamentos dos presidentes do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e de representantes das cinco patrocinadoras da Libertas. As homenagens retrataram a importância da Libertas na vida dos trabalhadores e seus familiares cobertos pelos planos de previdência e saúde, elogios sobre a condução da Fundação, os avanços na governança dos últimos três anos, a qualidade da equipe técnica, principalmente, sobre a integração com participantes e patrocinadoras e com as iniciativas para o fomento da previdência complementar em Minas Gerais.
O momento mais emocionante da comemoração foi a fala do primeiro presidente da Libertas, Lomelino de Andrade Couto, que fundou em 6 de outubro de 1977, a chamada PreviCaixa. No discurso ele falou sobre a imensa satisfação em fazer parte da história pioneira da previdência complementar no Estado.
Em seguida, o presidente da Fundação, Edevaldo Fernandes, saudou os convidados e destacou como a Libertas se sente orgulhosa em comemorar na presença de seus fundadores, a história construída nessas ‘41 primaveras’. O presidente também retratou a importância da Libertas estar cada vez mais integrada na vida dos trabalhadores e das empresas patrocinadoras, construindo proteção e segurança. Para o evento foi lançada a Revista ‘41 Primaveras’ e exibido o novo vídeo institucional.
A publicação fez uma homenagem aos protagonistas da história da Fundação: os seus participantes. Para tanto, a seção de entrevistas trouxe 13 depoimentos carinhosos de ativos, assistidos, beneficiários dos planos de saúde e instituidores. A revista também trouxe artigos de especialistas nas áreas de educação previdenciária e financeira e de saúde, como Vera Rita Mello, Bernardo Nunes e Ana Paula Raeffray, respectivamente. Todos os presentes ganharam um exemplar da revista ‘41 primaveras’.
“São 41 anos de conquistas e é muito especial ver os resultados e a nossa evolução até aqui. O diálogo próximo com participantes e patrocinadoras, muito elogiado por convidados especiais que aqui estão, é um motivo de orgulho para a Diretoria Executiva da Libertas”, comemora Edevaldo Fernandes da Silva, diretor-presidente da instituição.
O papel dos participantes na trajetória dos 41 anos da Libertas mereceu destaque na comemoração. Afinal, sem a confiança dos trabalhadores na administração dos seus recursos, não haveria hoje o que comemorar. Em homenagem aos mais de 21.500 participantes, a Libertas ofereceu um presente e um buquê de flores aos representantes por patrocinadora e aos participantes do Plano Assistencial Ex-Minas Caixa.
Foram homenageados: Danilo Roberto Ambrósio Batista (Copasa), Mário Lúcio Silva Santos (Prodemge), Ana Maria Scholbi Uflacker (Codemge), Vilza Maria de Alvarenga Vilaça (Cohab), José Silveira Junior (MGS), Antonio de Jesus Ferreira Martins (Libertas) e Lomelino de Andrade Couto (MinasCaixa).
Atualmente, a Libertas administra aproximadamente R$ 3,5 bilhões de cerca 21.500 participantes. As patrocinadoras da Libertas são: Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas); Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig); Companhia de Tecnologia de Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge); Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Minas Gerais Administração e Serviços (MGS) e a própria Fundação Libertas.
Que venham mais 40 anos de sucesso!