A Fundação Libertas comemorou os seus 40 anos em grande estilo, recebendo em sua sede, em Belo Horizonte, na última quarta-feira, cerca de 170 convidados de honra: dirigentes das patrocinadoras, participantes, beneficiários, entidades representativas e sindicatos vinculados às patrocinadoras e membros da família Libertas, empregados, conselheiros e dirigentes. O evento também contou com a presença de representantes de associações, entidades, profissionais e empresas do setor.
Participaram da mesa de homenagens o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, representando o governador Fernando Pimentel, Sinara Inácio Meireles Chenna, presidente da Copasa, Carlos Vanderley Soares, presidente da MGS, Paula Vasques Bittencourt, diretora de Administração e Finanças da Codemig, Francisco José da Fonseca, diretor Administrativo e Financeiro da Cohab Minas, Gilberto Rosário de Lacerda, diretor de Gestão Empresarial da Prodemge, e Antônio Carlos de Moraes, assessor de Diretoria do IMA, representando o diretor-geral do Instituto, Marcílio de Souza Magalhães.
Para contar a sua trajetória, a Libertas produziu um livro com histórias da Fundação integradas à história dos principais atores a ela vinculados, alguns dos personagens que contribuíram para a consolidação da entidade. Além disso, a publicação trouxe a palavra de especialistas como Diego Valero, da London School of Economics, e o ex-ministro da Previdência Ricardo Berzoini, que instigaram o debate sobre a previdência para as próximas décadas.
Temos uma história de conquistas e é gratificante ver os resultados alcançados nos últimos anos. Nossa atuação tem sido pautada pela transparência e pelo diálogo com participantes e patrocinadoras. Reunir tantos atores importantes no nosso aniversário mostra o reconhecimento do empenho da Libertas por uma governança responsável, uma gestão qualificada e focada nos nossos participantes e beneficiários, comemora Edevaldo Fernandes da Silva, diretor-presidente da instituição.
A Fundação Libertas demonstra seriedade no desempenho de seu papel para o Estado de Minas Gerais e tem nos oportunizado trazer maior e melhor qualificação a atuação das nossas empresas patrocinadoras. Desejo vida longa à Libertas, cuja trajetória vitoriosa assegura que o esforço de empresas e empregados é capaz de conquistas imensas, como a celebração do 40º aniversário da Fundação, declarou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júnior. Trata-se de um exemplo importante neste momento triste para os mineiros, com o leilão de usinas de propriedade da Cemig. São novos desafios a enfrentar, concluiu o secretário.
O diretor-presidente da Minas Gerais Administração e Serviços (MGS), Carlos Vanderley Soares, falou sobre a reputação da Libertas. Quarenta anos demonstram que estamos diante de uma instituição sólida, que chegou até agora com qualidade nas suas contas, com um olhar humano e assertividade na gestão prudente dos recursos. A MGS falou em nome das sete patrocinadoras da instituição na abertura do evento.
A presidente da COPASA reafirmou a importância da Libertas para os empregados de todas as patrocinadoras, o papel de proteção, a atuação focada e próxima dos participantes e assistidos e o compromisso com o longo prazo. Ao congratular a Fundação, Sinara Inácio Meireles Chenna comentou que a Copasa acompanha muito diretamente as discussões nos fóruns de governança da Fundação, que atingiu nos últimos anos elevado nível de maturidade.
Atualmente, a Libertas é a maior entidade fechada de previdência complementar multipatrocinada de Minas Gerais, e administra aproximadamente R$ 3,4 bilhões de cerca 21.400 participantes.
O papel das patrocinadoras como instituidoras de Previdência Complementar mereceu grande destaque, e não poderia ser diferente. Afinal, sem a compreensão e o interesse da empresa para com a proteção de seus empregados, não haveria hoje o que comemorar. Em homenagem às empresas, a Libertas ofereceu um troféu a cada empresa, e reforçou o reconhecimento pela visão humanista e alcance social ao se tornar patrocinadora de Previdência Complementar.
São patrocinadoras da Libertas: Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas); Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig); Companhia de Tecnologia de Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge); Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Minas Gerais Administração e Serviços (MGS) e a própria Fundação Libertas.