Empréstimo consciente: saiba como usar o crédito para organizar suas finanças 

Criado em em: 30 de março de 2022 / Atualizado em: 30 de março de 2022

O mês de fevereiro de 2022 registrou o maior índice de famílias com contas em atraso desde março de 2010, segundo a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A pesquisa aponta que 76,6% das famílias relatam problemas com pagamento de cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja e outras formas de crédito. 

Nesses casos, muitas vezes as pessoas recorrem ao empréstimo para quitar essas dívidas e aliviar a situação. Mas sem muito planejamento, elas acabam utilizando essa forma de crédito de maneira errada, e prejudicam ainda mais suas finanças. 

A Libertas recomenda que o empréstimo seja feito de forma consciente, com o objetivo de organizar o orçamento familiar, reduzir juros de outras dívidas maiores, amenizar situações de emergência ou mesmo para investimentos a médio e longo prazo. 

É importante nunca usar o empréstimo para motivos supérfluos, como compras ou viagens, e pesquisar bem antes de fechar um contrato. Se a decisão for realmente recorrer ao crédito, os clientes da Libertas contam com uma linha de crédito com taxas de juros menores comparadas ao mercado, desconto em folha de pagamento e crédito sem necessidade de avaliação. 

Além disso, o empréstimo feito pelo participante é considerado um benefício, pois contribui para a rentabilidades dos investimentos da Libertas e, consequentemente, para a remuneração do saldo da aposentadoria. 

 
Confira as principais dicas para seguir antes de fazer um empréstimo: 

– Faça um planejamento financeiro 

Seu bolso aguenta? Ou seja, futuramente você será capaz de pagar o empréstimo sem comprometer o seu orçamento e os seus gastos do dia a dia? É importante lembrar que nunca devemos comprometer todo nosso orçamento, afinal, despesas não planejadas podem acontecer. Tenha sempre uma reserva financeira. 

 – Informe-se sobre as taxas de juros  

Quais são as taxas de juros? Lembre-se do Custo Efetivo Total (CET), o qual representa em suma o valor real da sua dívida. 

– Atente-se ao prazo e ao número de parcelas 

Qual o prazo que você precisa para quitar sua dívida? A depender do empréstimo, o valor de cada parcela pode aumentar o montante do seu pagamento. Fique atento! 

– Saiba se há política de multas 

 Haverá multas? Sabemos que imprevistos podem acontecer, por isso, é importante termos em mente qual o valor da multa caso haja atraso no pagamento da parcela.  

– Tome cuidado com possíveis golpes 

 A empresa é confiável?  Pesquise a reputação da empresa na internet, veja opinião de outras pessoas e fique atento para não cair em golpes. Eles acontecem muito mais do que imaginamos.  

– Tenha certeza do que está fazendo 

Lembre-se: nunca assine um documento sem entender o que está escrito e não forneça dados pessoais ou solicite empréstimos de empresas desconhecidas. 

Caso precise solicitar um empréstimo na Libertas, fale com o RH da empresa patrocinadora e entre em contato com o nosso time de relacionamento.

Esse conteúdo faz parte do Papo Certo, o Programa de Educação Financeira, Previdenciária e para Saúde, da Libertas. Clique aqui e saiba mais.