As áreas técnicas da Fundação, além das equipes de atendimento e previdencial que são de praxe, estão participando ativamente da mobilização da campanha "Recalculando a Rota". Está em campo a chamada "Libertas Itinerante".
Para o trabalho de campo, a palavra de ordem na Libertas é ação! Com o intuito de participar da campanha, todos os empregados foram convidados a serem voluntários e multiplicadores de informação durante às visitações nas unidades da Copasa.
As formas de participação dos empregados são diversas: receber ligações na Central de Atendimento, por meia hora durante o expediente, acompanhar o participante no processo de alteração de percentual on-line, realizar palestras nas unidades, realizar conversas informais e, até mesmo, a entrega e explicação do material informativo da campanha. Toda forma de participação é válida.
O trabalho presencial é explorado desde 2015, por meio de visitas da Libertas nos municípios do interior e da região metropolitana de Belo Horizonte, para as apresentações do Relatório Anual de Informações (RAI) e de campanhas de aumento contributivo.
A diferença agora está na dimensão do envolvimento da empresa. Não é mais só a Diretoria Executiva ou a equipe do atendimento que vai a campo. Até 14 de agosto, a Libertas conseguiu reunir 687 participantes em palestras realizadas pelos dez municípios e distritos mineiros e 442 copasianos alteraram o seu percentual de contribuição para a aposentadoria.
Confira alguns depoimentos de quem já participou do Libertas Itinerante:
[foto1] Ir até às unidades da Copasa tranquiliza os participantes e facilita o esclarecimento de dúvidas simples. O material de apoio (folder e cédula de dinheiro da Libertas) fez muito sucesso entre os copasianos e, de certa forma, aguçou o interesse para nossa apresentação. No mais, os formulários pré-preenchidos facilitaram bastante o momento da alteração de percentual.
Andréia Lomas, estagiária da gerência de Comunicação da Libertas – visitação na unidade do Cercadinho em 1º de agosto.
"A ida ao Cercadinho (unidade da Copasa) demonstrou a necessidade de sempre estarmos próximos dos nossos participantes para podermos fomentar cada vez mais a educação previdenciária.
Chegamos cedo e por uma hora panfletamos na entrada da unidade. Acredito que conseguimos entregar o material para cerca de 200 empregados, bem como alertar sobre a palestra que iria ocorrer. Mesmo com a pulverização na unidade, me chamou a atenção o interesse sobre o tema.
Dos 38 presentes nas palestras, 19 optaram por aumentar o seu percentual de contribuição e nove passaram a contribuir com o teto de 10%. Além disso, um participante que já estava no teto, realizou uma contribuição voluntária.
A experiência na Copasa me fez refletir sobre a razão de ser da Libertas: os nossos participantes, com os quais temos o compromisso de ‘pagar benefícios’, ‘alimentando sonhos e expectativas".
Thales Magno de Melo, gerente de Controles Internos e Riscos da Libertas – visitação na unidade do Cercadinho em 1º de agosto.
[foto2] "Estive presente na Central de Atendimento (0800), como apoio ao relacionamento, na manhã de 2 de agosto. Recebi ligações e realizei o atendimento de nove participantes. A maioria buscou orientação para alterar o percentual de contribuição on-line e solicitou informações sobre extrato de contribuições. Foi uma experiência muito válida ouvir o participante, conversar com ele sobre o seu planejamento previdenciário e poder contribuir, de alguma forma, com esse processo. Além disso, foi gratificante perceber a recepção positiva que eles vêm em nós, a confiança de que terão auxílio e a resolução das suas necessidades".
Diego Moura Carvalho, atuário na gerência de Cadastro e Atuária da Libertas – Central de Atendimento, dia 2 de agosto.