Eleições 2023: confira as principais dúvidas sobre o processo eleitoral

Criado em em: 7 de março de 2023 / Atualizado em: 28 de março de 2023

No próximo dia 13 de março, segunda-feira, começa o período de votação das Eleições Libertas 2023. Os participantes e assistidos terão o período de cinco dias (13 a 17 de março), para fazer valer os seus direitos e votar nos candidatos e chapas que irão representá-los nos Conselhos Deliberativo e Fiscal e na diretoria da Fundação.

Confira abaixo a seleção de perguntas e respostas e tire todas as suas dúvidas sobre o processo. E sempre que precisar, entre em contato com a Comissão Eleitoral através do e-mail: comissaoeleitoral@fundacaolibertas.com.br.

Por que devo votar e participar do processo eleitoral?

O voto, acima de tudo, é um direito previsto em Estatuto. Além disso, votar garante que os candidatos eleitos exerçam o dever de representar a ‘voz’ do participante e assistido da Libertas diretamente na alta gestão da Fundação, participando de importantes decisões relacionadas a Governança e administração dos planos de previdência, por exemplo. Por isso, é importante conhecer as propostas de cada candidato e chapa e participar da votação.

Qual a garantia de que o processo eleitoral é seguro?

Para garantir um processo íntegro e seguro, foi formada uma Comissão Eleitoral designada pelo Conselho Deliberativo, para orientar e conduzir o processo eleitoral, composta por cinco membros representantes das patrocinadoras que possuem assento nos órgãos estatutários, da Libertas, bem como dos participantes. Além disso, todo o processo segue uma série de normas e diretrizes e é fiscalizado de perto pela Auditoria Interna da Fundação e por um auditor externo.

Quem pode votar?

Participantes dos planos de previdência administrados pela Libertas, regularmente inscritos até o dia 9/12/2022, de acordo com as normas do Estatuto Social da Fundação e do Regulamento Eleitoral 2022.

Como votar?

Para acessar a plataforma de votação, cada eleitor receberá uma senha por e-mail, SMS, WhatsApp e correspondência (via Correios) de acordo com os meios de contato e endereço cadastrados junto à Libertas.

Para registrar seu voto, o participante poderá escolher entre as três maneiras disponíveis no período da eleição, de 13 a 17 de março:

• On-line via site:

Acesse a plataforma https://eleicaofundacaolibertas.elejaonline.com/, e faça o seu login com o número do seu CPF e a senha que será enviada. Na sequência, informe a data de nascimento e leia o Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais. Em seguida, selecione seus candidatos e siga o passo a passo da página. Clique aqui e assista ao vídeo tutorial.

Início: 9h do dia 13/3
Término: 17h do dia 17/3
24 horas por dia, nesse período.

• Por telefone:

Ligue para o número exclusivo da votação: 0800 200 9052 e ouça as instruções. Para sua segurança, será solicitado o número do seu CPF, a senha de acesso e sua data de nascimento. Ouça a mensagem até o final para confirmar o seu voto.

Início: 9h do dia 13/3
Término: 17h do dia 17/3
24 horas por dia, nesse período.

• Presencialmente:

A equipe de suporte da Eleja Online, estará em plantão especial na sede da Libertas, para auxiliar aqueles que preferirem ir presencialmente. Reforçamos que a votação nesta opção também será on-line via site, mas com o apoio para acesso. Será necessário apresentar um documento oficial com foto e a senha recebida.

Local e horário: Avenida Álvares Cabral, 200, 8ºandar – Centro, Belo Horizonte, MG.

Dia 13/3: 9h as 18h
Dia 14, 15 e 16/3: 8h as 18h
Dia 17/3: 8h as 17h

Como vou receber minha senha?

Correspondência: via endereço cadastrado na Libertas, com data de recebimento a partir de 20/2/2023.

Por e-mail, SMS e WhatsApp, no dia 10 de março conforme abaixo:

• E-mail: via endereço de e-mail cadastrado na Libertas, através do remetente nao_responder@elejaonline.com.
  • SMS: via número de telefone celular cadastrado na Libertas.
  • WhatsApp: via número de telefone celular cadastrado na Libertas, através do remetente (51) 8119-5536.

O que fazer caso não tenha recebido minha senha de acesso?

Caso não receba até o dia 13/3/2023, você poderá recuperar sua senha através da plataforma, clicando no botão “Recuperar senha” no canto superior direito, nos dias 13 a 16 de março de 2023, das 8h às 18h, e no dia 17 de março de 2023, das 8h às 17h.

Ou entre em contato com o suporte da ELEJA ONLINE, pelo telefone 0800 941 3003 ou pelo chat disponível na plataforma de votação https://eleicaofundacaolibertas.elejaonline.com/, também nos dias 13 a 16 de março de 2023, das 8h às 18h, e no dia 17 de março de 2023, das 8h às 17h.

Haverá comprovante de votação?

Sim, após o eleitor realizar sua escolha na votação na plataforma online, o sistema automaticamente irá direcionar para o comprovante de voto. Para o caso de voto por telefone, será enviado um e-mail com o comprovante para o endereço de e-mail cadastrado na Libertas.

Quantas vezes é permitido votar?

Cada participante poderá votar somente uma vez, independentemente do número de vinculações a planos de previdência.

Como funciona a segurança do sistema de votação?

O sigilo do seu voto está garantido pelo sistema, que conta com a certificação digital da Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil) que confere ainda mais segurança. A validação, fornecida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), assegura a confiabilidade dos dados gerados na documentação.

Onde encontro informações sobre os candidatos e as chapas?

Na página exclusiva sobre as Eleições Libertas 2023, você encontra todas as informações sobre os candidatos e chapas concorrentes, como foto, mini currículo e proposta de gestão:  https://fundacaolibertas.com.br/eleicoes/.

Quantos candidatos e chapas serão eleitos?

Serão preenchidas três vagas para titulares e suplentes no Conselho Deliberativo, duas vagas para titulares e suplentes para o Conselho Fiscal e uma vaga à Diretor Eleito. Cada eleitor votará em um candidato/ chapa por categoria (Conselho Deliberativo, Fiscal e Diretor), e os mais votados ocuparão as posições.

Quando sairá o resultado das eleições?

De acordo com o calendário eleitoral, o resultado final das eleições será divulgado no dia 10 de abril de 2023, por meio dos canais de comunicação da Libertas.

Reforçamos que a apuração dos resultados será realizada ainda no dia 17 de março, logo após o encerramento da votação, na sede da Libertas, sobre a supervisão dos membros da Comissão Eleitoral e dos auditores externo e interno. Após essa etapa, haverá um período de apresentação e julgamento de recursos para, então, serem anunciados os novos membros eleitos, que serão empossados no dia 28 de abril de 2023, em uma cerimônia no auditório da Libertas, localizado em sua sede.

Como obter mais informações sobre a eleição?

Mais informações poderão ser obtidas pelo site https://fundacaolibertas.com.br/eleicoes/ ou pelo e-mail comissaoeleitoral@fundacaolibertas.com.br.