Coronavírus: Libertas deixa de oferecer teste sorológico

Criado em em: 6 de agosto de 2020 / Atualizado em: 6 de agosto de 2020

Os planos de saúde administrados pela Libertas não autorizam mais a realização do teste sorológico (conhecido como ‘teste rápido’) para diagnóstico da Covid-19. A medida atende à suspensão judicial da Resolução Normativa (RN) 458/2020, que determinava a inclusão do teste no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Em nota publicada em seu site, a ANS esclarece que a decisão foi baseada “no risco que uma incorporação de tecnologia sem a devida análise criteriosa poderia causar aos beneficiários de planos de saúde”.

O teste mais indicado pela agência e adotado pela Libertas é o RT-PCR, que, ajuda a direcionar a conduta médica assistencial e orientar sobre medidas protetivas ao risco de transmissão da doença.

Quando solicitar o teste RT-PCR?

O teste é indicado até o sétimo dia dos sintomas abaixo:

– Síndrome Gripal: quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória. 

– Síndrome Respiratória Aguda Grave: desconforto respiratório e/ou dificuldade para respirar; pressão persistente no tórax; saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.

A cobertura é obrigatória para pacientes que apresentem ou tenham apresentado qualquer um desses quadros clínicos.

Como fazer o pedido?

Os profissionais médicos credenciados nos planos de saúde da Libertas podem solicitar o exame para pacientes ambulatoriais buscando o código 4.03.14.61-8 – SARS COV 2 (CORONAVIRUS COVID 19) PESQUISA DE ANTICORPOS IGA IGG OU IGM (CADA PAR), em conformidade com a Diretriz de Utilização (DUT).