Características

Criado em em: 1 de agosto de 2018 / Atualizado em: 1 de agosto de 2018

O Sistema de Amortização Constante (SAC) é uma forma de amortização de um empréstimo por prestações que incluem os juros, amortizando assim partes iguais do valor total do empréstimo.

Neste sistema o saldo devedor é reembolsado em valores de amortização iguais. Desta forma, no sistema SAC o valor das prestações é decrescente, já que os juros diminuem a cada prestação. O valor da amortização é calculada dividindo-se o valor do principal pelo número de períodos de pagamento, ou seja, de parcelas.

O SAC é um dos tipos de sistema de amortização utilizados em financiamentos imobiliários. A principal característica do SAC é que ele amortiza um percentual fixo do valor principal (emissão), desde o início do financiamento. Esse percentual de amortização é sempre o mesmo, o que faz com que a parcela de amortização da dívida seja maior no início do financiamento, fazendo com que o saldo devedor caia mais rapidamente do que em outros mecanismos de amortização.

Aprenda a calcular o valor de sua parcela pela tabela SAC:

Considere um empréstimo de R$ 10.000,00 (dez mil reais), em 48 prestações, a juros de 0,8% a.m

A parcela é calculada da seguinte forma:

a) Considera-se a taxa de juros incidente sobre o saldo devedor:

R$ 10.000,00 * 0,8% = R$ 80,00

b) Divide-se o saldo devedor pelo prazo contratado:

R$ 10.000,00 / 48 prestações = R$ 208,33

c) O valor da parcela inicial é o somatório dos valores identificados nas alíneas “a” e “b”:

R$ R$ 80,00 + R$ 208,33 = R$ 288,33

ATENÇÃO: O empréstimo concedido pela Fundação Libertas, aos seus participantes, prevê taxa de juros e correção monetária. Em função disso, suas parcelas, teoricamente, são decrescentes, haja vista o percentual de inflação de cada mês.

Devolução de valores de prestação:

A Fundação Libertas envia, mensalmente, às empresas patrocinadoras, arquivo eletrônico com os valores a descontar nas folhas de pagamento dos participantes com empréstimo em vigor. No caso de o participante renovar seu contrato em data posterior ao envio desse arquivo, a prestação será descontada em sua folha e repassada à Fundação Libertas, que verificará que o pagamento se tornou indevido, em virtude da renovação efetuada.

O participante, então, terá direito à devolução do valor descontado, desde que esteja em dia com o pagamento de suas prestações.

O processo de devolução de pagamento indevido por força de contratos reformados é feito no início do mês e o crédito é efetuado na conta do mutuário até o dia 15 (quinze).