É o participante quem define o quanto deseja investir, a partir de uma contribuição mensal mínima de R$ 69, que poderá ser paga por boleto bancário, desconto na folha ou débito em conta, a depender do seu instituidor.
Além da possibilidade de formar sua poupança previdenciária e futura renda de acordo com o seu projeto de vida, o plano oferece:
Formas de recebimento da renda
> Se o seu objetivo é fazer um plano para família, complementar a sua aposentadoria ou realizar um desejo pessoal, você tem 3 formas de receber:
1. Por prazo determinado: você determina se quer receber o seu benefício entre 5 e 30 anos em valores mensais.
2. Por prazo indeterminado: você receberá os benefícios de acordo com a sua expectativa de vida estabelecida atuarialmente e calculada por área técnica da Fundação.
3. Por percentual do saldo de contas: você escolhe o percentual que deseja receber mensalmente, entre 0,05% e 1,5%.
> Se o seu objetivo é investir ou diversificar investimentos, fazer portabilidade ou fazer o dinheiro trabalhar por você, há 3 formas de recebimento:
1. Benefício temporário: renda mensal calculada sobre o valor de até 70% do saldo de conta individual, podendo ser recebida por até 60 meses.
2. Resgates parciais: após 3 anos de carência, você pode retirar até 20% do saldo de conta individual (essa retirada só pode ser feita a cada 2 anos) e 100% das contribuições voluntárias, a qualquer tempo.
3. Saque: no momento de concessão do benefício, você pode optar por retirar até 25% do seu saldo de conta individual, respeitando-se o período de 2 anos de carência.