Resultado dos investimentos: guerra, Covid, inflação e os reflexos no mercado financeiro

Criado em em: 31 de maio de 2022 / Atualizado em: 7 de junho de 2022

O mês de abril foi marcado novamente por fortes turbulências nos mercados financeiros, impactados pela Guerra da Rússia x Ucrânia, pela inflação global persistente e por novas medidas restritivas na China em razão de surtos de Covid. 

Em decorrência disto, as bolsas ao redor do mundo apresentaram desempenho negativo, com destaque para o Ibovespa que caiu 10,10% e para o S&P 500* que desvalorizou 8,80% em seu pior mês desde o início da pandemia de Covid-19. A aversão a risco trouxe impactos ainda piores para Nasdaq (ações de tecnologia), que amargou seu pior mês desde a crise de 2008, com recuo de 13,37%. 

Além disso, os Bancos Centrais vêm intensificando as agendas de implementação dos apertos monetários para conter a onda inflacionária, o que causa preocupação aos investidores e temores de uma desaceleração econômica, principalmente quando se tem no radar uma guerra em curso e o fechamento de várias cidades chinesas contribuindo para a redução do PIB global. 

Ocorre que, mesmo com a atuação dos Bancos Centrais, a medição dos índices inflacionários segue alta: no período de 12 meses, a inflação norte-americana subiu 5,2%, mais do que o dobro da meta estimada. Do lado de cá, a inflação também não dá trégua e segue na casa dos dois dígitos, com o IPCA acumulando 12,13%. 

Mesmo neste cenário de adversidades e quedas generalizadas, a Libertas, no consolidado geral de seus planos, apresentou retorno positivo de 0,16% no mês de abril.

Especificamente sobre os planos CD, a rentabilidade foi de -0,12%, já que esta modalidade de planos está mais sujeita às oscilações advindas da marcação a mercado. Os planos BD, por outro lado, que possuem marcação de seus ativos na curva e sofrem menor volatilidade, apresentaram retorno de 0,62%. 

O que se vislumbra para os próximos meses é a continuidade de muita incerteza e volatilidade, já que além de todo o cenário adverso citado, outro tema deve começar a cada vez mais entrar em pauta e impactar os ativos brasileiros: a eleição presidencial. De todo modo, fica um alento, visto que cenários como o atual, apesar de adversos, também costumam apresentar oportunidades.

* Esta é a abreviatura do Standard & Poor’s 500 Index. Trata-se de um índice financeiro que lista as maiores ações (por valor) cotadas nas bolsas americanas.