Saiba sobre o funcionamento da Libertas após anúncio do home office permanente

Criado em em: 10 de novembro de 2020 / Atualizado em: 10 de novembro de 2020

Saiba sobre o funcionamento da Libertas após anúncio do home office permanente

Fique por dentro do atendimento presencial por agendamento e projetos para 2021

A Diretoria Executiva anunciou, no dia 28/9, a adoção do teletrabalho como regime permanente e oficial da Libertas. Mesmo com a mudança estrutural da organização, a Fundação mantém o que está em seu DNA: o compromisso em oferecer um atendimento de excelência aos mais de 27.000 participantes e beneficiários dos planos de previdência e de saúde.

Neste primeiro momento, para manter o distanciamento necessário e prevenir a proliferação da Covid-19, o time do Relacionamento está realizando atendimento presencial ao participante mediante agendamento prévio. Para consultar a agenda e definir melhor horário de ida à sede da Libertas, basta clicar no link https://outlook.office365.com/owa/calendar/FundaoLibertas1@fundacaolibertas.co m.br/bookings/ ou ligar para 0800 -704-3700 ou (31) 2111-3700. O endereço é Av. Álvares Cabral, 200, 8º andar – Centro, Belo Horizonte.

Tanto o atendimento presencial como o telefônico estão funcionando de 8h às 18h. O e-mail relacionamento@fundacaolibertas.com.br é mais um canal para recebimento de dúvidas de participante.

Atendimento presencial integral ao participante

Mesmo com o anúncio do home office permanente e com o agendamento prévio atual, o atendimento presencial integral ao participante está previsto para ser retomado a partir de março, pós-pandemia, com toda a segurança. Nossa maior preocupação é com o bem-estar dos participantes, por isso, todo este cuidado no atendimento durante a pandemia da Covid-19.

Projeto home office 2021

Após o comunicado de home office permanente, a Libertas estuda a locação de um espaço em escritório estilo ‘coworking’ em Belo Horizonte, com 30 estações para trabalho presencial. O objetivo é oferecer um modelo híbrido ao time para eventuais reuniões, apresentações, atendimento aos participantes, dentre outras atividades.

Neste contexto 25% da equipe atuará em regime presencial. O novo formato pode reduzir em aproximadamente R$ 1 milhão, por ano, as despesas administrativas em relação a atual infraestrutura.

Patrocinadoras

Para agilizar ainda mais a vida do participante, a Libertas está estudando, pós pandemia, a viabilidade da prestação de serviços dentro das patrocinadoras e instituidores, com dias e horários predeterminados para atendimento. É importante salientar que as mudanças em relação ao home office definitivo em nada afetam o compromisso da Fundação Libertas na prestação de um serviço de excelência:

− Temos o compromisso em prestar um atendimento de excelência aos nossos participantes e beneficiários. Queremos é aumentar a qualidade do atendimento em nossos diversos canais disponíveis, disse o Diretor-Presidente, Lucas Nóbrega.

Edifício Fundação Libertas

A carteira imobiliária, embora agregue valor no longo prazo para os portfólios, traz um risco de liquidez muito importante. Em épocas de crise e baixo crescimento econômico, pode ser mais difícil alugar ou vender imóveis por falta de comprador. Não à toa o Conselho Monetário Nacional na Resolução n.º 4661/18 determinou que os fundos de pensão deverão vender todos os seus imóveis até o ano de 2030, além de proibir novas aquisições.

Embora seja um excelente imóvel, tanto em termos de localização como de estrutura, o Edifício Libertas possui hoje 57% de vacância, além de apresentar alta taxa de desocupação nos últimos anos. Essa situação prejudica a rentabilidade porque há despesas de condomínio, impostos e manutenção.

Vale acrescentar, que a carteira da Libertas é constituída de imóveis antigos e carentes de reforma para torná-los mais atrativos ao mercado. Ainda assim, pensando nisso, foi criado em novembro, a Comissão de Obras e Reformas dos Imóveis da Fundação Libertas, com a participação de conselheiros indicados pela patrocinadora e eleitos pelos participantes a fim de avaliar decisões e dar transparência quanto à situação da carteira imobiliária.

Cabe ressaltar que atualmente não existe nenhuma proposta de compra para o Edifício Libertas. Contudo, toda e qualquer venda é muito bem avaliada, considerando o valor de mercado, seu potencial, os custos e as oportunidades. É uma operação que passa por todos os nossos fóruns de governança, pela análise da área de investimento, do comitê de investimento, até a aprovação do Conselho Deliberativo. Faz parte da gestão da Libertas avaliar essa relação e procurar os melhores investimentos para os recursos dos participantes.

A Libertas manterá todos os participantes informados sobre as próximas decisões da Fundação. Por isso, tenha sempre seu e-mail atualizado.

Em comunicado divulgado aos participantes da Fundação, por e-mail, no dia 25 de novembro, erramos ao informar que o Edifício Libertas possui hoje 73% de vacância. O percentual correto é 57%.