Ótima notícia para os clientes do plano de saúde da Libertas! Segundo a pesquisa de satisfação realizada pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com Cliente (IBRC), responsável pela aplicação do questionário feito por telefone com nossos clientes, no mês de março de 2023, os planos de saúde da Libertasforam classificados na categoria de “Excelência”, atingindo 90% de satisfação geral.
Os resultados da pesquisa foram positivos – Apenas 0,3% dos nossos clientes relataram insatisfação (a soma das classificações Muito Ruim e Ruim). Além disso, dos 362 clientes entrevistados, 92,8% recomendariam os planos de saúde da Libertas para amigos e familiares, o que demonstra confiança, além da satisfação com os serviços prestados.
A pesquisa refere-se aos atendimentos realizados no ano de 2022 e foi conduzida com uma amostra aleatória de clientes selecionados de acordo com critérios demográficos, de idade e de gênero. A maioria dos entrevistados (46%) era composta por pessoas acima de 60 anos, com 54% de mulheres e 81% de moradores de Belo Horizonte.
O questionário abordou três aspectos principais: atenção à saúde, canais de atendimento e avaliação geral. Entre as perguntas estão se o beneficiário foi atendido quando fez alguma reclamação, se recebeu algum tipo de comunicado esclarecendo sobre a necessidade de realização de exames preventivos, a frequência com que utilizou o plano, entre outros.
Sobre a pesquisa de satisfação
A pesquisa de satisfação com os clientes dos planos de saúde é realizada de acordo com o padrão recomendado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador e fiscalizador das operadoras. Também por recomendação da ANS, a pesquisa contou com a validação de auditores independentes, cujo parecer também está disponível ao final da matéria.
Com base nos resultados da pesquisa, a Libertas pretende manter o nível de excelência na prestação de serviços e continuar trabalhando para garantir que os clientes tenham acesso a cuidados preventivos, um de seus principais focos na área da saúde, além de desenvolver estratégias para melhorar o resultado dos índices identificados como pontos de melhoria na pesquisa.
Veja alguns dados importantes da pesquisa abaixo.
Para saber mais detalhes, confira a pesquisa completa no link ao final da matéria ou acesse “Pesquisa de Satisfação” na página da Libertas Saúde no site.
Atenção à saúde | Cuidados com a saúde – 92,9% dos entrevistados mencionaram conseguir atendimento via consultas, exames ou tratamentos, na maioria das vezes ou sempre. Atenção imediata – 92,5% avaliaram positivamente (na maioria das vezes ou sempre) a frequência com que foram atendidos em caso de urgência ou emergência. Comunicação (carta, e-mail, telefone) – 24,9% relatam não ter recebido nenhum tipo de comunicado do plano, quanto à saúde preventiva, nos últimos 12 meses. Ponto sensível de melhoria para mudança de percepção do beneficiário. Atenção à saúde – 93,4% dos respondentes avaliaram positivamente, dentro do patamar de Excelência. Rede credenciada – 71,3% avaliaram positivamente (bom e muito bom) a facilidade de acesso a lista de prestadores. O quesito é considerado como ponto focal de melhoria. |
Canais de Atendimento | Acesso às informações – 85,4% dos entrevistados avaliaram positivamente, (bom e muito bom) o atendimento via presencial, teleatendimento ou por meio eletrônico. Resolução das reclamações – 72% dos entrevistados responderam que não houve a necessidade de abrir uma reclamação e 28,1% abriram ao menos uma. Desses que abriram, 81,4% informaram ter sua demanda resolvida. Preenchimento de formulários e facilidade no envio – 79,8% dos entrevistados avaliaram o item positivamente (bom e muito bom). |
Avaliação Geral | Avaliação dos planos – 90% dos entrevistados avaliaram positivamente (soma de bom e muito bom). Recomendação do plano – 77% dos entrevistados recomendariam o plano para amigos e familiares, um aumento significativo já que o percentual do ano anterior foi de 68,2%. Somando aqueles que recomendariam, mesmo com ressalvas, o índice atinge 92,8%. |
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